A banda que Ritchie Blackmore odiava nos anos 80 por ter estragado o rock
Por André Garcia
Postado em 29 de setembro de 2024
Na primeira metade dos anos 80, o The Police foi não só uma das maiores bandas de rock do planeta como também exerceu uma baita influências sobre a música pop. Sua principal característica foi a combinação da energia do punk, do ritmo do reggae e das melodias do pop com o intelectualismo do art rock e a excelência técnica de seus membros. Tudo isso era encapsulado em canções cativantes e refrões que grudavam nos ouvidos.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, entretanto, a forma como o Police mudou o rock na década de 80 não agradou a Ritchie Blackmore. Em entrevista para a Metal Hammer, o fundador do Deep Purple relembrou na época de seu retorno à banda em 1984.
"Acho que foi na primeira parte da turnê, na Austrália, que eu de repente percebi que tinha uma lacuna para esse tipo de música [que fazia o Deep Purple]. Só ZZ Top fazia música agressiva, todo o resto tocava como o The Police. Posso dizer aqui que odeio o The Police? Simplesmente não havia uma banda que tocasse esse tipo de rock mais pesado. Nossa música não é artificial e não tem aquele verniz."
No Brasil o rock foi ainda mais influenciado por Sting e companhia do que na Inglaterra e Estados Unidos. Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Blitz, Lulu Santos, RPM, Ultraje a Rigor, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii... todos tinham em comum a influência do The Police.
Até medalhões do MPB como Caetano Veloso e Gilberto Gil se jogaram na new wave — até mesmo lendas do rock progressivo como Yes, Genesis, King Crimson, Rush e Roger Waters embarcaram na onda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps