Adrian Smith ou Bruce Dickinson? Qual saída abalou mais o Iron Maiden? Livro explica
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de setembro de 2024
No livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", lançado pela editora Estética Torta e escrito pelo croata Stjepan Juras, um tema controverso é abordado: qual saída impactou mais o Iron Maiden, a de Adrian Smith ou a de Bruce Dickinson? Embora a saída de Dickinson, em 1993, tenha gerado grande repercussão, Juras argumenta que foi a ausência de Smith, em 1990, que causou um dano mais profundo e duradouro à banda.
Iron Maiden - Mais Novidades
De acordo com o autor, Adrian Smith, além de ser um guitarrista virtuoso, era uma peça-chave no processo criativo do Iron Maiden. Sua habilidade tanto na criação de melodias quanto na composição de letras era fundamental para equilibrar as tensões entre Steve Harris e Bruce Dickinson, os dois principais compositores do grupo. "O prolífico Adrian Smith fazia profunda falta como compositor, o que ficou bem claro nos outros álbuns", escreve Juras.
Essa capacidade de Smith de atuar como mediador e de explorar o melhor dos talentos da banda fazia dele um membro insubstituível, além de dar às músicas uma complexidade melódica que muitos fãs sentem ter diminuído após sua saída.
"Suas performances ao vivo davam uma nova dimensão aos vocais", completa o autor, ressaltando que Smith também era crucial nos arranjos ao vivo, elevando as apresentações a um nível que o baixista Steve Harris, apesar de sua competência, não conseguia alcançar ao substituir os backing vocals de Smith.
Embora a volta de Bruce Dickinson, em 1999, tenha sido comemorada, "Fear of the Dark" defende que a ausência criativa de Adrian Smith deixou um vazio que só foi plenamente preenchido com seu retorno à banda em 1999, junto com Dickinson, recuperando o equilíbrio que tornou o Iron Maiden uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A curiosa semelhança entre a carreira do Iron Maiden e Edu Falaschi, segundo o próprio
A pior faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Mike Portnoy confessa que não curte nenhum álbum do Iron Maiden após década de 1980
Saxon: vocal diz que dois álbuns da banda são tão bons quanto "The Number Of The Beast"


