Black Sabbath e o álbum que incomodava Geezer Butler; "satanista demais para mim"
Por Bruce William
Postado em 19 de setembro de 2024
Conforme relatou Rodrigo Noé de Souza na resenha que fez do "The Devil You Know", o único álbum de estúdio lançado pela banda Heaven & Hell em abril de 2009, para muitas pessoas, a fase Ozzy Osbourne sempre será a melhor do Black Sabbath, pois a formação Iommi-Osbourne-Butler-Ward gerou obras indiscutíveis como "Paranoid", "Sabotage", "Sabbath Bloody Sabbath" e o auto-intitulado disco de estréia, considerado como o primeiro álbum de Metal da história.
Black Sabbath - Mais Novidades
Mas como diz Rodrigo: "É inegável que a fase com Ronnie James Dio e Vinnie Appice foi, é, e sempre será a mais produtiva e bem-sucedida da história. Quem nunca se embalou ao som de 'Heaven And Hell', 'Mob Rules' e 'Dehumanizer'? Aquela voz potente do baixinho, aliado ao peso dos riffs de Iommi e a cozinha sempre segura de Butler e Appice entrou para o rol do Sabbath".
Na verdade, a ideia original era que Bill Ward fizesse parte do projeto, inclusive o nome da banda faz referência justamente ao único álbum gravado com Dio e Ward, o "Heaven and Hell" de 1980. Quem explicou foi Vinny Appice, em entrevista ao Ultimate Guitar: "Quando eles se juntaram, era para lançar a coletânea 'The Dio Years', com a fase Dio no Black Sabbath, e decidiram gravar algumas músicas novas. Bill Ward estava envolvido originalmente. Trabalharam com Bill por meses, mas estava demorando muito e a coisa começou a ficar antiga, então, decidiram: 'vamos chamar Vinny, as coisas ficam mais suaves com ele'."
Por que Bill Ward não tocou no Heaven & Hell com Iommi, Dio e Butler
Já Bill Ward, em entrevista à Rock Radio de 2010, afirmou que deixou o Heaven & Hell por "diferenças musicais". "Eu não estava confortável com uma das músicas e estava tentando acomodar os desejos dos integrantes. Não sou bom nisso. Preciso tocar da forma como sinto. Não consigo tocar com uns caras dizendo como devo fazer. Foi um problema em termos musicais", disse, na época.

E outro músico que participou da banda que se disse "desconfortável" com algum aspecto da banda, ou mais especificamente do álbum, foi Geezer Butler, durante uma entrevista publicada originalmente no MySpace do jornalista Justin Donnely, do Metal Forge, e que foi resgatada pela Far Out: "Todo mundo me perguntava se eu tinha ideias para o título do álbum. Então eu reuni alguns títulos, e esse foi o que todos pareceram gostar. Então você pode dizer que fui o responsável por sugerir 'The Devil You Know'. O significado por trás do título é bem simples. Todo mundo ainda nos chama e nos vê como Black Sabbath. Então, mesmo que nos chamemos de Heaven & Hell, ainda somos muito o diabo que você conhece, no sentido de que ainda somos o Black Sabbath. Essa é a história por trás disso."

Em seguida, Geezer fala sobre a arte da capa do álbum, que é uma adaptação de uma pintura do artista norueguês Per Qyvind Haagensen, intitulada "Satan": "A gravadora encontrou essa imagem para nós. Acho que Iommi e Dio gostaram bastante. Eu não fiquei tão feliz [com ela], mas o que posso dizer? A regra da maioria prevalece nesta banda, e fui voto vencido. É um bocado satanista demais para mim, mas é o que é."
A arte da capa apresenta os números 25 e 41, que foram responsabilidade de Butler, em ambos os lados do familiar logo do demônio alado da banda na capa frontal. Butler contou para Justin: "Nós temos o logo do demônio alado há muito tempo, e a gravadora queria usá-lo novamente no novo álbum. Então pensei que, em vez de fazer a mesma coisa mais uma vez, deveríamos fazer algo um pouco diferente. Assim, eu trouxe um versículo da Bíblia. É do evangelho segundo Mateus, capítulo vinte e cinco, versículo quarenta e um. O versículo diz: 'Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: 'Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos!'. É sobre aqueles que se sentam à esquerda de Deus e são lançados ao inferno. Trata-se apenas disso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
As 30 maiores músicas da história do Heavy Metal, segundo o site WatchMojo
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos


