Heaven & Hell: banda teria Bill Ward e não Vinny Appice; saiba por que não deu certo
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 25 de maio de 2020
Entre 2006 e 2010, o Black Sabbath ficou inativo para dar lugar ao Heaven & Hell, banda que resgatava a formação responsável pelos álbuns "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992). O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler voltaram a se juntar com o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, gravando três músicas inéditas para a coletânea "The Dio Years" (2007) e um álbum de estúdio intitulado "The Devil You Know" (2009). Dio faleceu em 2010, o que impediu a sequência do projeto.
Durante entrevista ao Ultimate Guitar, Vinny Appice revelou um detalhe pouco conhecido sobre o Heaven & Hell: não seria ele o baterista, mas, sim, Bill Ward. Não à toa, o nome da banda faz referência ao único álbum gravado com Dio e Ward: "Heaven and Hell" (1980).
Black Sabbath - Mais Novidades
"Quando eles se juntaram, era para lançar a coletânea 'The Dio Years', com a fase Dio no Black Sabbath, e decidiram gravar algumas músicas novas. Bill Ward estava envolvido originalmente. Trabalharam com Bill por meses, mas estava demorando muito e a coisa começou a ficar antiga, então, decidiram: 'vamos chamar Vinny, as coisas ficam mais suaves com ele'", afirmou Appice.
O baterista comentou que, ao entrar para a banda, as músicas novas foram concluídas em apenas uma semana. "Nós fizemos apenas três músicas, não era como fazer um disco. Elas já estavam compostas, então, eu só cheguei e toquei. Não fomos para um estúdio tocar juntos. Foi assim que começou, daí eles decidiram fazer turnês. Foi aí que nos juntamos e ensaiamos, tocando juntos. Tudo era como antigamente, nenhum problema", disse.
Ainda de acordo com Vinny Appice, o álbum "The Devil You Know" foi concebido de uma forma um pouco diferente. "No 'Mob Rules' e 'Dehumanizer', éramos nós ensaiando e criando juntos, em uma sala. Tocando, suando e colocando tudo ali. Já esse álbum foi feito entre Tony, Geezer e Ronnie, usando uma bateria eletrônica. Alguém estava programando essa bateria eletrônica. Acho que fizeram o disco na Inglaterra, daí foram para o estúdio de Ronnie na Califórnia, aí eu ia, mas só fui gravar mesmo quando voltamos para a Inglaterra", afirmou.
Curiosamente, Tony Iommi disse em entrevista recente a Eddie Trunk que "The Devil You Know" também teve o envolvimento de Vinny Appice. "Ronnie vinha à minha casa e trabalhávamos juntos. Geezer tinha uma casa bem perto da minha e ficava por lá, aí se juntava com a gente. Vinny também estava envolvido, claro. Quando nos reuníamos na casa de Ronnie, Vinny acompanhava batucando na perna. Era ótimo, divertido", declarou, na ocasião.
'Diferenças musicais'
Em entrevista à BBC Radio 2, em outubro de 2005, Ronnie James Dio havia revelado os planos para o Heaven & Hell e contou que Bill Ward estava envolvido. Porém, em nota publicada em seu site oficial no fim de 2006, o baterista anunciou que não participaria do projeto.
Já em 2010, em entrevista à Rock Radio, Bill Ward disse que deixou o Heaven & Hell por "diferenças musicais". "Eu não estava confortável com uma das músicas e estava tentando acomodar os desejos dos integrantes. Não sou bom nisso. Preciso tocar da forma como sinto. Não consigo tocar com uns caras dizendo como devo fazer. Foi um problema em termos musicais", afirmou, na época.
Ele completou: "Todos começamos com uma mente aberta. Fui lá e tentei fazer o meu melhor, mas foi uma dessas coisas musicais que não deram certo. Na imprensa, chegaram a dizer que eu saí porque já tinha outros compromissos, outros trabalhos, mas não era o caso. Eu estava desconfortável mesmo. Achei que Vinny poderia ser uma escolha melhor, pois ele consegue fazer isso. Eu sou um baterista reacionário, reajo ao que acontece, enquanto Vinny toca bateria. Há uma grande diferença entre nós".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen

Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
O momento mais difícil da carreira de Geezer Butler, segundo ele mesmo
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
De onde vinha a inspiração para as letras do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Imprensa detonou primeiro disco do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal
Vanusa: cantora comenta música "plagiada" pelo Black Sabbath


