Heaven & Hell: banda teria Bill Ward e não Vinny Appice; saiba por que não deu certo
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 25 de maio de 2020
Entre 2006 e 2010, o Black Sabbath ficou inativo para dar lugar ao Heaven & Hell, banda que resgatava a formação responsável pelos álbuns "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992). O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler voltaram a se juntar com o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, gravando três músicas inéditas para a coletânea "The Dio Years" (2007) e um álbum de estúdio intitulado "The Devil You Know" (2009). Dio faleceu em 2010, o que impediu a sequência do projeto.
Durante entrevista ao Ultimate Guitar, Vinny Appice revelou um detalhe pouco conhecido sobre o Heaven & Hell: não seria ele o baterista, mas, sim, Bill Ward. Não à toa, o nome da banda faz referência ao único álbum gravado com Dio e Ward: "Heaven and Hell" (1980).
Black Sabbath - Mais Novidades
"Quando eles se juntaram, era para lançar a coletânea 'The Dio Years', com a fase Dio no Black Sabbath, e decidiram gravar algumas músicas novas. Bill Ward estava envolvido originalmente. Trabalharam com Bill por meses, mas estava demorando muito e a coisa começou a ficar antiga, então, decidiram: 'vamos chamar Vinny, as coisas ficam mais suaves com ele'", afirmou Appice.
O baterista comentou que, ao entrar para a banda, as músicas novas foram concluídas em apenas uma semana. "Nós fizemos apenas três músicas, não era como fazer um disco. Elas já estavam compostas, então, eu só cheguei e toquei. Não fomos para um estúdio tocar juntos. Foi assim que começou, daí eles decidiram fazer turnês. Foi aí que nos juntamos e ensaiamos, tocando juntos. Tudo era como antigamente, nenhum problema", disse.
Ainda de acordo com Vinny Appice, o álbum "The Devil You Know" foi concebido de uma forma um pouco diferente. "No 'Mob Rules' e 'Dehumanizer', éramos nós ensaiando e criando juntos, em uma sala. Tocando, suando e colocando tudo ali. Já esse álbum foi feito entre Tony, Geezer e Ronnie, usando uma bateria eletrônica. Alguém estava programando essa bateria eletrônica. Acho que fizeram o disco na Inglaterra, daí foram para o estúdio de Ronnie na Califórnia, aí eu ia, mas só fui gravar mesmo quando voltamos para a Inglaterra", afirmou.
Curiosamente, Tony Iommi disse em entrevista recente a Eddie Trunk que "The Devil You Know" também teve o envolvimento de Vinny Appice. "Ronnie vinha à minha casa e trabalhávamos juntos. Geezer tinha uma casa bem perto da minha e ficava por lá, aí se juntava com a gente. Vinny também estava envolvido, claro. Quando nos reuníamos na casa de Ronnie, Vinny acompanhava batucando na perna. Era ótimo, divertido", declarou, na ocasião.
'Diferenças musicais'
Em entrevista à BBC Radio 2, em outubro de 2005, Ronnie James Dio havia revelado os planos para o Heaven & Hell e contou que Bill Ward estava envolvido. Porém, em nota publicada em seu site oficial no fim de 2006, o baterista anunciou que não participaria do projeto.
Já em 2010, em entrevista à Rock Radio, Bill Ward disse que deixou o Heaven & Hell por "diferenças musicais". "Eu não estava confortável com uma das músicas e estava tentando acomodar os desejos dos integrantes. Não sou bom nisso. Preciso tocar da forma como sinto. Não consigo tocar com uns caras dizendo como devo fazer. Foi um problema em termos musicais", afirmou, na época.
Ele completou: "Todos começamos com uma mente aberta. Fui lá e tentei fazer o meu melhor, mas foi uma dessas coisas musicais que não deram certo. Na imprensa, chegaram a dizer que eu saí porque já tinha outros compromissos, outros trabalhos, mas não era o caso. Eu estava desconfortável mesmo. Achei que Vinny poderia ser uma escolha melhor, pois ele consegue fazer isso. Eu sou um baterista reacionário, reajo ao que acontece, enquanto Vinny toca bateria. Há uma grande diferença entre nós".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Oasis vai lançar um novo álbum após a reunião? Liam Gallagher responde em rede social
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A declaração de Kurt Cobain que fez Eric Clapton se identificar com ele: "Eu passei por isso"
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte

A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Geezer Butler considera estreia do Black Sabbath um dos grandes momentos de sua vida
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos
O dia que Ronnie James Dio fez lenda do metal extremo chorar


