Heaven & Hell: banda teria Bill Ward e não Vinny Appice; saiba por que não deu certo
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 25 de maio de 2020
Entre 2006 e 2010, o Black Sabbath ficou inativo para dar lugar ao Heaven & Hell, banda que resgatava a formação responsável pelos álbuns "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992). O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler voltaram a se juntar com o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, gravando três músicas inéditas para a coletânea "The Dio Years" (2007) e um álbum de estúdio intitulado "The Devil You Know" (2009). Dio faleceu em 2010, o que impediu a sequência do projeto.
Black Sabbath - Mais Novidades
Durante entrevista ao Ultimate Guitar, Vinny Appice revelou um detalhe pouco conhecido sobre o Heaven & Hell: não seria ele o baterista, mas, sim, Bill Ward. Não à toa, o nome da banda faz referência ao único álbum gravado com Dio e Ward: "Heaven and Hell" (1980).
"Quando eles se juntaram, era para lançar a coletânea 'The Dio Years', com a fase Dio no Black Sabbath, e decidiram gravar algumas músicas novas. Bill Ward estava envolvido originalmente. Trabalharam com Bill por meses, mas estava demorando muito e a coisa começou a ficar antiga, então, decidiram: 'vamos chamar Vinny, as coisas ficam mais suaves com ele'", afirmou Appice.
O baterista comentou que, ao entrar para a banda, as músicas novas foram concluídas em apenas uma semana. "Nós fizemos apenas três músicas, não era como fazer um disco. Elas já estavam compostas, então, eu só cheguei e toquei. Não fomos para um estúdio tocar juntos. Foi assim que começou, daí eles decidiram fazer turnês. Foi aí que nos juntamos e ensaiamos, tocando juntos. Tudo era como antigamente, nenhum problema", disse.
Ainda de acordo com Vinny Appice, o álbum "The Devil You Know" foi concebido de uma forma um pouco diferente. "No 'Mob Rules' e 'Dehumanizer', éramos nós ensaiando e criando juntos, em uma sala. Tocando, suando e colocando tudo ali. Já esse álbum foi feito entre Tony, Geezer e Ronnie, usando uma bateria eletrônica. Alguém estava programando essa bateria eletrônica. Acho que fizeram o disco na Inglaterra, daí foram para o estúdio de Ronnie na Califórnia, aí eu ia, mas só fui gravar mesmo quando voltamos para a Inglaterra", afirmou.
Curiosamente, Tony Iommi disse em entrevista recente a Eddie Trunk que "The Devil You Know" também teve o envolvimento de Vinny Appice. "Ronnie vinha à minha casa e trabalhávamos juntos. Geezer tinha uma casa bem perto da minha e ficava por lá, aí se juntava com a gente. Vinny também estava envolvido, claro. Quando nos reuníamos na casa de Ronnie, Vinny acompanhava batucando na perna. Era ótimo, divertido", declarou, na ocasião.
'Diferenças musicais'
Em entrevista à BBC Radio 2, em outubro de 2005, Ronnie James Dio havia revelado os planos para o Heaven & Hell e contou que Bill Ward estava envolvido. Porém, em nota publicada em seu site oficial no fim de 2006, o baterista anunciou que não participaria do projeto.
Já em 2010, em entrevista à Rock Radio, Bill Ward disse que deixou o Heaven & Hell por "diferenças musicais". "Eu não estava confortável com uma das músicas e estava tentando acomodar os desejos dos integrantes. Não sou bom nisso. Preciso tocar da forma como sinto. Não consigo tocar com uns caras dizendo como devo fazer. Foi um problema em termos musicais", afirmou, na época.
Ele completou: "Todos começamos com uma mente aberta. Fui lá e tentei fazer o meu melhor, mas foi uma dessas coisas musicais que não deram certo. Na imprensa, chegaram a dizer que eu saí porque já tinha outros compromissos, outros trabalhos, mas não era o caso. Eu estava desconfortável mesmo. Achei que Vinny poderia ser uma escolha melhor, pois ele consegue fazer isso. Eu sou um baterista reacionário, reajo ao que acontece, enquanto Vinny toca bateria. Há uma grande diferença entre nós".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps