De quem é a culpa por não termos um novo Pink Floyd hoje em dia? David Gilmour responde
Por André Garcia
Postado em 19 de setembro de 2024
Para muitos, a era de ouro do classic rock foi a primeira metade dos anos 70, com nomes como Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones, Led Zeppelin e The Who todos no auge, criativamente voando. Mal sabiam eles que na segunda metade da década o surgimento do punk viraria seu mundo de cabeça para baixo.
Para a alegria de uns e tristeza de outros, a indústria fonográfica como existia até a época do Guns N' Roses e do Oasis foi varrida da face da Terra no começo dos anos 2000, com o compartilhamento de mp3 devastando a venda de CDs. Para não serem extintas, as gravadoras se adaptaram ficando cada vez mais pragmáticas e focadas em fórmulas prontas de sucesso imediato e garantido.
Investir em artistas desconhecidos por três ou mais álbuns na esperança de que no futuro eles fossem fazer sucesso e dar retorno financeiro virou coisa do passado. E, como foi justamente aquela cultura que nos proporcionou nomes com o Beatles, Led Zeppelin, U2, Queen e Pink Floyd, nas últimas décadas não vimos surgir nada que chegasse perto disso.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em entrevista para a ITV News David Gilmour refletiu sobre isso — e culpou a cobiça e visão limitada das gravadoras.
"Aquilo [o Pink Floyd] fez parte de uma época de ouro [da indústria fonográfica]. Muitas gravadoras tinham uma ideologia, que incluía o investimento financeiro no futuro de jovens talentosos. Isso parece não acontecer mais hoje em dia; infelizmente. Será por culpa da ganância [dos atuais executivos musicais]? Pensamento de curto prazo, é o que eu diria."
O guitarrista aproveitou a entrevista para pisotear qualquer expectativa de reunião do Pink Floyd.
"Isso não vai acontecer. Só restam três membros; não estamos nos falando, e é improvável que a gente volte [a nos falar]. Então [uma reunião do Pink Floyd] não vai acontecer."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps