O vídeo do Iron Maiden que foi banido por mostrar a cruel morte de 25 cavalos
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2024
Cantar alto e apaixonadamente sobre um assunto não é necessariamente endossá-lo. Para comprovar isso, basta observar "The Trooper" do Iron Maiden, um hino sangrento de campo de batalha que revela a insensatez e a futilidade da guerra, relembra o Ultimate Classic Rock.
Para a letra da música, o baixista e principal compositor Steve Harris foi inspirado pela Carga da Brigada Ligeira, uma manobra militar desastrosa conduzida pela cavalaria britânica contra os russos durante a Batalha de Balaclava na Guerra da Crimeia. Em 25 de outubro de 1854, cerca de 700 soldados britânicos avançaram contra os russos e foram imediatamente recebidos com um devastador fogo cruzado de três lados, resultando em aproximadamente 110 mortes, 160 soldados feridos e a perda de 375 cavalos. Alfred, Lord Tennyson, imortalizou o massacre em seu poema "The Charge of the Light Brigade", publicado seis semanas depois.
Foi a fonte de inspiração perfeita para o segundo single do quarto álbum do Iron Maiden, "Piece of Mind", lançado em 1983. "É a ideia de alguém sendo ordenado a ir lutar", disse Harris à Rolling Stone em 2019. "Naquela época você não questionava as coisas, não era permitido, você montava no cavalo e ia direto para a batalha, por mais ridículo que fosse, enquanto canhões disparavam contra você. Muitas coisas loucas foram feitas em guerras, e muitas de nossas músicas falam sobre isso."
Lançada como single em 20 de junho de 1983, "The Trooper" se tornou um clássico instantâneo e um grande sucesso para do Maiden, chegando à 12ª posição na parada de singles do Reino Unido e à 28ª posição na parada Mainstream Rock Airplay da Billboard (sua segunda melhor posição até então, atrás de "Flight of Icarus"). É a quarta música mais tocada ao vivo pela banda, de acordo com o setlist.fm, e um destaque de todas as apresentações, com Dickinson atravessando o palco enquanto agita uma imensa bandeira da União.
A crueldade das filmagens de "A Carga da Brigada Ligeira", que resultou na morte de 25 cavalos e um dublê
O videoclipe que acompanhou o single, filmado na Brixton Academy e dirigido por Jim Yukich, incluía trechos de uma batalha de cavalaria do filme de 1936 "The Charge of the Light Brigade" ("A Carga da Brigada Ligeira", no Brasil), um filme histórico de aventura americano da Warner Bros., estrelado por Errol Flynn e Olivia de Havilland, e que foi dirigido por Michael Curtiz e produzido por Samuel Bischof.
O roteiro do filme tem elementos do evento que ganhou esse nome, e inclui também um evento semelhante ao Cerco de Cawnpore durante a Rebelião Indiana de 1857. E a história chega ao clímax na Batalha de Balaclava, tema do poema de Lord Tennyson. Os lanceiros avançam no vale, enfrentando o pesado fogo de canhão russo, e muitos são mortos. Trechos do poema de Tennyson são exibidos na tela, acompanhados pela trilha sonora de Max Steiner.
Mas a crueldade é que o set de campo de batalha foi equipado com fios de arames para derrubar os cavalos de carga. Para a filmagem da sequência que aparece na tela, 125 cavalos foram derrubados; deles, 25 morreram ou tiveram que ser sacrificados. Errol Flynn, um cavaleiro experiente, ficou indignado com a insensibilidade para com os animais e com a aparente indiferença do diretor Michael Curtiz. Flynn chegou a agredir Curtiz, mas eles foram separados antes que ocorresse alguma briga séria.
A cena do filme mais tarde fez com que o Congresso dos EUA garantisse a segurança dos animais em futuros filmes; a ASPCA (iniciais de "American Society for the Prevention of Cruelty to Animals", que significa "Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais") seguiu o exemplo e conseguiu proibir o uso de fios de tropeço em todas as produções cinematográficas.
Ao contrário de outros grandes sucessos de Flynn, devido ao número de cavalos mortos - e também de um dublê, que faleceu ao ser transpassado acidentalmente por uma espada - o filme nunca foi relançado pela Warner Bros. Ele só voltaria a ser visto em 1956, quando a empresa vendeu os direitos do filme e de outros filmes anteriores a 1950 para a Associated Artists Productions, e estreou na televisão.
E um pequeno corte dessa cena do filme foi usada no videoclipe da música "The Trooper", do Iron Maiden, que foi banido pela MTV e pela BBC, relembra o Sociocrônica. Os canais de TV se recusaram a exibir o vídeo, considerando as imagens violentas demais. O empresário da banda, Rod Smallwood, criticou a decisão, dizendo, em tom de ironia: "Qualquer um pensaria que quem matou os cavalos foi a gente, ao invés de um filme velho do Errol Flynn."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps