O hit dos Paralamas do Sucesso regravado por respeitada banda de Gothic Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de novembro de 2024
O grupo Os Paralamas do Sucesso é um dos nomes mais respeitados do Rock brasileiro. Com mais de 40 anos de história, o grupo formado no Rio de Janeiro possui um bom número de canções que se tornaram hits atemporais. É o caso da inesquecível "Lanterna dos Afogados".
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Composta pelo guitarrista/vocalista Herbert Vianna, a melancólica "Lanterna dos Afogados" é faixa de "Bang Bang", quinto disco de estúdio dos Paralamas, lançado em 1989. A música acumula mais de 100 milhões de execuções no Spotify, maior serviço de streaming musical da Internet.
O título de "Lanterna dos Afogados" foi retirado de um capítulo de "Jubiabá", livro escrito por Jorge Amado. De acordo com artigo assinado por Juciara Maria Nogueira Barbosa e publicado no site Bahia com História, "Lanterna dos Afogados" é um bar fictício. O local é retratado no romance de 1935 como "ponto de encontro onde se reuniam estivadores, prostitutas, jogadores de capoeira, mestres saveiristas, pessoas do povo e marinheiros vindos de diversas partes do mundo que ali bebiam, comiam, conversavam, brigavam, cantavam e confraternizavam. O Lanterna dos Afogados era, nesta perspectiva, um local cheio de vida e uma encruzilhada por onde circulavam tipos representativos da mais autêntica cultura popular baiana a conviver com pessoas distintas, inclusive estrangeiros de passagem, que talvez jamais retornassem".
"Lanterna dos Afogados" foi escrita em pouco tempo. Herbert contou à revista Vinho Magazine (via Júlio Ettore) como criou uma de suas obras mais famosas.
"Certa vez, saí com minha namorada pra jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi para que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles dez minutos de moto, da minha casa até o restaurante, a música foi composta."
Ainda conforme material divulgado por Ettore, Herbert Vianna explicou o conceito da letra de "Lanterna dos Afogados" à Folha de São Paulo. O artista afirmou:
"É uma constatação da solidão e do silêncio escuro no entorno da pessoa solitária. Mencionada uma das coisas que eu li naquele momento, um livro do Jorge Amado que tinha o nome daquele bar, achei muito criativo."
A música que é tema desta nota ganhou uma releitura assinada pelo Moonspell, grupo português conhecido por ser um grande expoente do Gothic Metal. A versão foi lançada como faixa do ótimo álbum conceitual "1755" (2017). O disco narra a história do Sismo de Lisboa, que destruiu a capital portuguesa e matou dezenas de milhares de pessoas.
Pesada, arrastada e sombria, a versão do Moonspell para "Lanterna dos Afogados" ficou interessante. Clique no player a seguir e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps