Como era o mundo quando o System of a Down lançou seu último disco de estúdio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de novembro de 2024
Um dos grandes fenômenos musicais do Século XXI, o grupo armênio-americano System of a Down começou a fazer sucesso a nível mundial em 2001, com "Toxicity", seu segundo disco de estúdio. Pesado, moderno e cheio de identidade, o álbum emplacou hits como a faixa-título, "Aerials" e "Chop Suey!".
System Of a Down - Mais Novidades
"Toxicity" abriu as portas para o System of a Down, que não dormiu no ponto e lançou "Steal This Album!" em 2002. Três anos depois, a banda disponibilizou não apenas um, mas dois trabalhos: "Mezmerize" e "Hypnotize", lançados respectivamente em maio e novembro de 2005.
Em um espaço de quatro anos e dois meses, o System of a Down lançou quatro álbuns. No entanto, desde o lançamento de "Hypnotize", o quarteto não divulgou nenhum disco de músicas inéditas.
O sexto full-length do System of a Down parece distante. Aos fãs, resta ouvir "Genocidal Humanoidz" e "Protect the Land", as duas músicas mais recentes do conjunto, ambas lançadas em novembro de 2020.
Lá se vão quase duas décadas desde o lançamento do quinto play do System of a Down. "Hypnotize" foi apresentado ao mundo em 22 de novembro de 2005, e de lá pra cá, muita coisa mudou, como você pode conferir a seguir. Separe um tempo do seu dia e relembre como era o mundo quando o System of a Down lançou seu último disco de estúdio.
O Nightwish estava sem vocalista
Tarja Turunen, vocalista original do Nightwish, foi demitida do grupo em outubro de 2005. Anette Olzon, sua substituta, foi anunciada apenas no início de 2007.
O Angra estava com a mesma formação de "Rebirth"
Álbum que marca o início de um novo capítulo na história do Angra, "Rebirth" (2001) foi gravado por Edu Falaschi (vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria). O quinteto permaneceu unido até 2009 e também gravou "Temple of Shadows" (2006) e "Aurora Consurgens" (2006).
O Avenged Sevenfold estava chegando ao mainstream
Com 25 anos de carreira, o Avenged Sevenfold figura entre os grandes expoentes do Metal moderno. No segundo semestre de 2005, o grupo estava chegando ao estrelato com seu terceiro disco, "City of Evil". Lançado pela Warner Records, o álbum traz músicas que se tornaram hits da banda, com destaque para "Bat Country", "Beast and the Harlot" e "Seize the Day".
O Slayer ainda estava com sua formação original
Reserva moral do Thrash Metal, o Slayer contava com Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria) quando o SOAD lançou "Hypnotize". Em 2013, Lombardo deixou o grupo de forma definitiva e Hanneman faleceu.
O Audioslave estava na ativa
Formado pelos instrumentistas do Rage Against the Machine (Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk) e pelo vocalista Chris Cornell (Soundgarden, Temple of the Dog), o Audioslave lançou seu segundo disco, intitulado "Out of Exile", em maio de 2005. O grupo se desfez em 2007 e realizou um show em 2017. No entanto, com a morte de Cornell, qualquer chance de reunião foi por água abaixo.
Iggor Cavalera ainda fazia parte do Sepultura
O baterista Iggor Cavalera, que fundou o Sepultura junto de Max Cavalera, fazia parte do quarteto em 2005. Ele deixou o grupo em 2006 e foi substituído por Jean Dolabella.
As mortes de Renato Russo e dos Mamonas Assassinas não haviam completado 10 anos
A música brasileira sofreu duras perdas em 1996. No dia 2 de março, todos os integrantes da banda Mamonas Assassinas morreram de forma trágica. Meses depois, no dia 11 de outubro de 1996, Renato Russo (vocalista da Legião Urbana) também deixou este plano.
Mike Portnoy fora do Dream Theater era uma realidade inimaginável
Membro fundador do Dream Theater, o baterista Mike Portnoy é um dos símbolos do maior nome da história do Prog Metal. Em novembro de 2005, quando o quinteto estava divulgando seu oitavo disco ("Octavarium"), a saída de Mike parecia algo totalmente fora de cogitação. Porém, ele deixou a banda cerca de cinco anos depois (e não se arrependeu da decisão).
Substituído por Mike Mangini até outubro de 2023, Portnoy está de volta ao Dream Theater e inclusive gravou um disco. Intitulado "Parasomnia", o álbum tem lançamento programado para fevereiro de 2025.
Não existia iPhone
Novidade que impactou o mundo da tecnologia, o iPhone não existia em 2005. A primeira versão do famoso smartphone foi lançada em 2007.
O Orkut era a rede social do momento
Para quem gostava de trocar uma ideia pela Internet, o combo Orkut e MSN era indispensável. Anos depois, com o crescimento do Facebook e o surgimento do Whatsapp, a rede criada pelo turco Orkut Büyükkökten e o saudoso bate-papo foram praticamente enterrados.
Osama bin Laden e Saddam Hussein estavam vivos
Inimigos dos Estados Unidos, Osama bin Laden e Saddam Hussein estavam vivos 19 anos atrás. O primeiro deles faleceu em 2011, enquanto o segundo foi executado no penúltimo dia de 2006.
O Whiplash.Net era uma criança
Primeiro e maior site de Rock/Heavy Metal do Brasil, o Whiplash.Net foi publicado em 1996, portanto, em 2005, tinha 9 anos. Felizmente, continuamos no ar e te deixamos por dentro de tudo que acontece no mundo da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps