John Dolmayan e Shavo Odadjian estabelecem condições para novo do System of a Down
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2024
Após quase duas décadas sem lançar um álbum, os integrantes do System of a Down (SOAD) voltaram a falar sobre a possibilidade de um novo trabalho. Em entrevista recente à rádio 89 FM A Rádio Rock (transcrito pela Ultimate Guitar), o baterista John Dolmayan e o baixista Shavo Odadjian revelaram as condições necessárias para que a banda armênio-americana de metal volte a gravar. Segundo eles, o projeto só acontecerá de forma orgânica, sem pressão e expectativas externas, algo que tem sido um grande obstáculo para a reunião do grupo em estúdio.
System Of a Down - Mais Novidades

Dolmayan foi direto ao afirmar que um novo álbum do SOAD é "muito improvável" no futuro próximo, mas que, se acontecer, será de maneira espontânea. "Será porque os quatro de nós decidimos um dia: 'Ok, não nos importamos com o que aconteceu no passado. Não nos importamos se temos diferenças, seja artisticamente ou emocionalmente. Vamos nos reunir e fazer'. Se tentarmos planejar, a ansiedade envolvida será demais. Isso vai dividir a banda", explicou o baterista.
A fala de Dolmayan reflete a tensão que existe dentro do grupo em relação à criação de novo material. Desde o lançamento dos discos "Mezmerize" e "Hypnotize" em 2005, a banda mantém-se em hiato criativo, com apenas apresentações esporádicas em eventos especiais. Ao longo dos anos, os membros do SOAD têm dado diferentes declarações sobre a falta de novos lançamentos. Serj Tankian, vocalista da banda, chegou a sugerir a possibilidade de que seus colegas continuem sem ele. No entanto, até o momento, não há indícios concretos de que isso vá acontecer.
Para Shavo Odadjian, o longo intervalo desde o último álbum criou uma expectativa exagerada entre os fãs e o público, o que tornou ainda mais difícil planejar um novo projeto. "O tempo que passou é tão longo que sinto que, se fosse acontecer, teria que ser sem pensar: 'Vamos fazer'. Nós entramos, não anunciamos, não falamos sobre isso, fazemos, e então você ouve sem grandes notícias. É a única maneira", afirmou o baixista.
Odadjian também mencionou que a banda tem material inédito já preparado, embora não gravado. "Temos músicas em que trabalhamos há vários anos, e elas são incríveis", revelou. Mesmo assim, a conclusão de um novo álbum dependeria de uma série de fatores, sobretudo da disposição emocional e artística dos integrantes de se reunirem sem que as diferenças criativas ou pessoais prejudiquem o processo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O compositor que odiava ver os Rolling Stones tocando uma de suas músicas


O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
"Chop Suey!", do System of a Down, ultrapassa 2 bilhões de streams no Spotify
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
E se Dio, Serj, Dickinson e outros cantassem "Bohemian Rhapsody", do Queen?
System of a Down: "a maior banda do planeta é o Iron Maiden"


