John Dolmayan e Shavo Odadjian estabelecem condições para novo do System of a Down
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2024
Após quase duas décadas sem lançar um álbum, os integrantes do System of a Down (SOAD) voltaram a falar sobre a possibilidade de um novo trabalho. Em entrevista recente à rádio 89 FM A Rádio Rock (transcrito pela Ultimate Guitar), o baterista John Dolmayan e o baixista Shavo Odadjian revelaram as condições necessárias para que a banda armênio-americana de metal volte a gravar. Segundo eles, o projeto só acontecerá de forma orgânica, sem pressão e expectativas externas, algo que tem sido um grande obstáculo para a reunião do grupo em estúdio.
System Of a Down - Mais Novidades

Dolmayan foi direto ao afirmar que um novo álbum do SOAD é "muito improvável" no futuro próximo, mas que, se acontecer, será de maneira espontânea. "Será porque os quatro de nós decidimos um dia: 'Ok, não nos importamos com o que aconteceu no passado. Não nos importamos se temos diferenças, seja artisticamente ou emocionalmente. Vamos nos reunir e fazer'. Se tentarmos planejar, a ansiedade envolvida será demais. Isso vai dividir a banda", explicou o baterista.
A fala de Dolmayan reflete a tensão que existe dentro do grupo em relação à criação de novo material. Desde o lançamento dos discos "Mezmerize" e "Hypnotize" em 2005, a banda mantém-se em hiato criativo, com apenas apresentações esporádicas em eventos especiais. Ao longo dos anos, os membros do SOAD têm dado diferentes declarações sobre a falta de novos lançamentos. Serj Tankian, vocalista da banda, chegou a sugerir a possibilidade de que seus colegas continuem sem ele. No entanto, até o momento, não há indícios concretos de que isso vá acontecer.
Para Shavo Odadjian, o longo intervalo desde o último álbum criou uma expectativa exagerada entre os fãs e o público, o que tornou ainda mais difícil planejar um novo projeto. "O tempo que passou é tão longo que sinto que, se fosse acontecer, teria que ser sem pensar: 'Vamos fazer'. Nós entramos, não anunciamos, não falamos sobre isso, fazemos, e então você ouve sem grandes notícias. É a única maneira", afirmou o baixista.
Odadjian também mencionou que a banda tem material inédito já preparado, embora não gravado. "Temos músicas em que trabalhamos há vários anos, e elas são incríveis", revelou. Mesmo assim, a conclusão de um novo álbum dependeria de uma série de fatores, sobretudo da disposição emocional e artística dos integrantes de se reunirem sem que as diferenças criativas ou pessoais prejudiquem o processo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Com 174 shows, Wacken Open Air 2026 vende todos os ingressos
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall

System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
System Of A Down: brigas durante a gravação de Toxicity


