Último show dos Mamonas Assassinas contou com público pequeno e crianças na plateia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de março de 2021
Quem tem mais de 30 anos de idade, certamente se lembra da banda MAMONAS ASSASSINAS, que esteve em atividade por pouquíssimo tempo, mas vendeu milhões de discos, fez muitos shows e conquistou o coração de fãs espalhados pelo Brasil todo.
Mamonas Assassinas - Mais Novidades
A trajetória meteórica da banda decolou em junho de 1995, com o lançamento do primeiro, autointitulado e único álbum de estúdio, que invadiu estações de rádio e emissoras de TV com os hits "Vira-Vira", "Pelados Em Santos" e "Robocop Gay". Infelizmente, em 2 de março de 1996, os integrantes da banda morreram em um trágico acidente aéreo, quando voltavam de um show realizado em Brasília. A apresentação era a última da tour de divulgação do citado disco. No dia seguinte, a banda embarcaria para Portugal.
Sem sombra de dúvidas, a morte dos MAMONAS ASSASSINAS é uma das páginas mais tristes não apenas do rock, mas da música nacional como um todo. Em 4 de março de 1996, dia do enterro dos músicos, o jornal Correio Braziliense publicou uma matéria, redigida pelo jornalista Irlam Rocha Lima, sobre o último show do grupo. Nos parágrafos seguintes, você poderá ler um pouco do que aconteceu nesta fatídica data, que dificilmente sairá de nossas memórias. As informações abaixo, em sua grande parte, são retiradas da referida reportagem, que foi publicada no site do jornal em março de 2020.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Antes do show
A apresentação aconteceu no Estádio Mané Garrincha, localizado na capital do país. O grupo, que na noite anterior havia se apresentado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, chegou em Brasília por volta das 18h. Segundo Lília Souza, que era gerente da produção da ArtWay (produtora que organizou o evento), os integrantes da banda não estavam alegres como de costume.
Assim que chegaram, ficaram na sala VIP da empresa Brata (Brasília Transporte e Manutenção Aeronáutica) e assistiram o último capítulo da novela "História de Amor", veiculada pela Rede Globo. Pouco tempo depois, foram até o local do show e encontraram um camarim repleto de frios, frutas, pães e salgados. De acordo com Dinho, foi o melhor bufê de toda a tour.
Pouco antes da realização do show, o clima havia melhorado e os músicos estavam felizes por aquele ser o último show da turnê. Após a tour, os músicos embarcariam para Portugal.
Show contou com público baixo
Apesar de o grupo ser um sucesso gigantesco, o show contou com um público muito pequeno: cerca de 4500 pessoas assistiram ao espetáculo. O número de espectadores decepcionou os organizadores do evento, que esperavam 15 mil pessoas.
Helder Cunha, um dos organizadores, deu sua justificativa. "Como o ginásio Nilson Nelson não pode ser utilizado, acreditávamos que o [Estádio] Mané Garrincha seria o local ideal para o show, por oferecer um conforto maior ao público. Mas, pelo visto o brasiliense não entendeu assim".
Crianças que compareceram foram ao delírio
O público não era o esperado, mas as pessoas que compareceram gostaram do que assistiram, principalmente as crianças. Por mais que para alguns, isso pareça inimaginável, a banda fazia MUITO sucesso com as crianças, mesmo com letras que passavam longe de temas infantis. No meio destas crianças, estava até uma de cinco anos de idade (!!!), chamada Gabriel, que estava no primeiro show de sua vida e gostou muito das caretas feitas pelo vocalista Dinho, que na opinião do então jovem Gabriel, "parecia um palhaço".
Triste desfecho
A banda tocou todos os seus grandes sucessos, que faziam a cabeça desde crianças até adultos e foram lançadas como faixas do primeiro e autointitulado trabalho do grupo. O show, para variar, contou com a presença de palco enérgica dos músicos, que estavam prontos para seguir na estrada para o sucesso.
Porém, quando a banda voltava para casa, a aeronave fretada se chocou com a Serra da Cantareira. Todos os integrantes do grupo morreram e levaram um pouco da nossa alegria com eles. Sem dúvidas, o dia 2 de março de 1996 ficará marcado para sempre como uma das páginas mais tristes da música brasileira.
FONTE: Correio Braziliense
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/03/12/interna_cidadesdf,832771/mamonas-assassinas-ultimo-show-foi-um-fracasso-de-publico.shtml
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O clássico "esquecido" do Iron Maiden que ganhou Framboesa de Ouro
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa
O guitarrista que foi demitido do Megadeth por tentar talaricar Dave Mustaine

Em 02/03/1996: o grupo Mamonas Assassinas morria e deixava o Brasil mais triste

7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Em 05/04/1994: Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, suicida-se no auge da fama
Em 27/09/1986: Morre Cliff Burton, baixista do Metallica, em acidente de ônibus
