Último show dos Mamonas Assassinas contou com público pequeno e crianças na plateia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de março de 2021
Quem tem mais de 30 anos de idade, certamente se lembra da banda MAMONAS ASSASSINAS, que esteve em atividade por pouquíssimo tempo, mas vendeu milhões de discos, fez muitos shows e conquistou o coração de fãs espalhados pelo Brasil todo.
Mamonas Assassinas - Mais Novidades
A trajetória meteórica da banda decolou em junho de 1995, com o lançamento do primeiro, autointitulado e único álbum de estúdio, que invadiu estações de rádio e emissoras de TV com os hits "Vira-Vira", "Pelados Em Santos" e "Robocop Gay". Infelizmente, em 2 de março de 1996, os integrantes da banda morreram em um trágico acidente aéreo, quando voltavam de um show realizado em Brasília. A apresentação era a última da tour de divulgação do citado disco. No dia seguinte, a banda embarcaria para Portugal.
Sem sombra de dúvidas, a morte dos MAMONAS ASSASSINAS é uma das páginas mais tristes não apenas do rock, mas da música nacional como um todo. Em 4 de março de 1996, dia do enterro dos músicos, o jornal Correio Braziliense publicou uma matéria, redigida pelo jornalista Irlam Rocha Lima, sobre o último show do grupo. Nos parágrafos seguintes, você poderá ler um pouco do que aconteceu nesta fatídica data, que dificilmente sairá de nossas memórias. As informações abaixo, em sua grande parte, são retiradas da referida reportagem, que foi publicada no site do jornal em março de 2020.
Antes do show
A apresentação aconteceu no Estádio Mané Garrincha, localizado na capital do país. O grupo, que na noite anterior havia se apresentado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, chegou em Brasília por volta das 18h. Segundo Lília Souza, que era gerente da produção da ArtWay (produtora que organizou o evento), os integrantes da banda não estavam alegres como de costume.
Assim que chegaram, ficaram na sala VIP da empresa Brata (Brasília Transporte e Manutenção Aeronáutica) e assistiram o último capítulo da novela "História de Amor", veiculada pela Rede Globo. Pouco tempo depois, foram até o local do show e encontraram um camarim repleto de frios, frutas, pães e salgados. De acordo com Dinho, foi o melhor bufê de toda a tour.
Pouco antes da realização do show, o clima havia melhorado e os músicos estavam felizes por aquele ser o último show da turnê. Após a tour, os músicos embarcariam para Portugal.
Show contou com público baixo
Apesar de o grupo ser um sucesso gigantesco, o show contou com um público muito pequeno: cerca de 4500 pessoas assistiram ao espetáculo. O número de espectadores decepcionou os organizadores do evento, que esperavam 15 mil pessoas.
Helder Cunha, um dos organizadores, deu sua justificativa. "Como o ginásio Nilson Nelson não pode ser utilizado, acreditávamos que o [Estádio] Mané Garrincha seria o local ideal para o show, por oferecer um conforto maior ao público. Mas, pelo visto o brasiliense não entendeu assim".
Crianças que compareceram foram ao delírio
O público não era o esperado, mas as pessoas que compareceram gostaram do que assistiram, principalmente as crianças. Por mais que para alguns, isso pareça inimaginável, a banda fazia MUITO sucesso com as crianças, mesmo com letras que passavam longe de temas infantis. No meio destas crianças, estava até uma de cinco anos de idade (!!!), chamada Gabriel, que estava no primeiro show de sua vida e gostou muito das caretas feitas pelo vocalista Dinho, que na opinião do então jovem Gabriel, "parecia um palhaço".
Triste desfecho
A banda tocou todos os seus grandes sucessos, que faziam a cabeça desde crianças até adultos e foram lançadas como faixas do primeiro e autointitulado trabalho do grupo. O show, para variar, contou com a presença de palco enérgica dos músicos, que estavam prontos para seguir na estrada para o sucesso.
Porém, quando a banda voltava para casa, a aeronave fretada se chocou com a Serra da Cantareira. Todos os integrantes do grupo morreram e levaram um pouco da nossa alegria com eles. Sem dúvidas, o dia 2 de março de 1996 ficará marcado para sempre como uma das páginas mais tristes da música brasileira.
FONTE: Correio Braziliense
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/03/12/interna_cidadesdf,832771/mamonas-assassinas-ultimo-show-foi-um-fracasso-de-publico.shtml
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
A banda dos anos setenta que Tony Iommi adorava, mas John Bonham não queria nem ouvir falar
Os 10 melhores álbuns do brutal death metal, em lista onde o melódico não tem vez
Rammstein: Eles foram processados por canibal de Rotenburg

Em 02/03/1996: o grupo Mamonas Assassinas morria e deixava o Brasil mais triste
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Em 03/07/1971: Jim Morrison, do The Doors, é encontrado morto na banheira
Em 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio



