Eric Clapton explica porque a banda em que mais gostou de tocar foi a que menos durou
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2024
Entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte Eric Clapton vivia um turbilhão de drogas, gravações, turnês e tragédias pessoais. Em meio a tudo isso, antes de se estabelecer como artista solo ele fez parte de várias bandas, mas sempre por pouco tempo: Yardbirds, Blues Breakers, Cream, Blind Faith… Delas o que mais durou (com ele) foi o Cream, considerado uma das grandes bandas que duraram menos tempo.
Eric Clapton - Mais Novidades
Mesmo assim, a banda mais efêmera de Clapton foi Derek and the Dominoes, onde ele como um músico desconhecido caiu na estrada anônimo — finalmente se livrando da fama que já tanto o incomodava. Só que eles gravaram "Layla and Other Assorted Love Songs" no segundo semestre de 1970 e no ano seguinte a banda já não existia mais.
Em entrevista do começo dos anos 90 para a Rolling Stone o Slow Hand relembrou o que foi que pegou na banda.
"No começo era muito anônimo, a gente sendo Derek and the Dominos e fazendo uma turnê sem que ninguém soubesse quem a gente era. Depois, fomos finalmente descobertos e chegamos ao auge muito rapidamente e ganhamos muito dinheiro. AÍ aqueles caras, que eram basicamente [caipiras] sulistas, como [o tecladista] Bobby Whitlock e [o baterista] Jim Gordon, foram subitamente empurrados para todo aquele dinheiro, drogas e mulheres… A coisa toda engrenou e decolou, mas explodiu. Foi como um enorme acidente de carro, e muito, muito assustador. A gente não conseguia mais nem conversar um com o outro, de tão abalados, drogados e paranoicos. Estava tudo condenado, de fato. Acho que ninguém teria conseguido salvar [aquela banda]."
"Uma das razões pelas quais terminamos a banda foi que o relacionamento entre mim e Jim, que sempre foi muito bom, havia se rompido. E foi no meio de uma sessão [de gravação], quando estávamos tentando fazer um segundo álbum de estúdio: eu disse algo sobre o ritmo estar errado para a música, e Jim respondeu algo tipo 'Ah, os Dixie Flyers estão na cidade, você pode conseguir o baterista deles'. Eu larguei minha guitarra no chão e fui embora do estúdio; nunca mais falei com ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos


O álbum de Eric Clapton que ele apostou que seria um fiasco, e vendeu 26 milhões de cópias
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
O guitarrista que assustou Eric Clapton e depois virou uma obsessão
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
O álbum que David Gilmour recomenda a quem quer aprender a tocar guitarra
Eric Clapton foi o único "professor" de guitarra que Eddie Van Halen teve
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
O Deus da Guitarra que Ritchie Blackmore não curtia: "prefiro quando ele canta"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"


