Eric Clapton explica porque a banda em que mais gostou de tocar foi a que menos durou
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2024
Entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte Eric Clapton vivia um turbilhão de drogas, gravações, turnês e tragédias pessoais. Em meio a tudo isso, antes de se estabelecer como artista solo ele fez parte de várias bandas, mas sempre por pouco tempo: Yardbirds, Blues Breakers, Cream, Blind Faith… Delas o que mais durou (com ele) foi o Cream, considerado uma das grandes bandas que duraram menos tempo.
Eric Clapton - Mais Novidades
Mesmo assim, a banda mais efêmera de Clapton foi Derek and the Dominoes, onde ele como um músico desconhecido caiu na estrada anônimo — finalmente se livrando da fama que já tanto o incomodava. Só que eles gravaram "Layla and Other Assorted Love Songs" no segundo semestre de 1970 e no ano seguinte a banda já não existia mais.
Em entrevista do começo dos anos 90 para a Rolling Stone o Slow Hand relembrou o que foi que pegou na banda.
"No começo era muito anônimo, a gente sendo Derek and the Dominos e fazendo uma turnê sem que ninguém soubesse quem a gente era. Depois, fomos finalmente descobertos e chegamos ao auge muito rapidamente e ganhamos muito dinheiro. AÍ aqueles caras, que eram basicamente [caipiras] sulistas, como [o tecladista] Bobby Whitlock e [o baterista] Jim Gordon, foram subitamente empurrados para todo aquele dinheiro, drogas e mulheres… A coisa toda engrenou e decolou, mas explodiu. Foi como um enorme acidente de carro, e muito, muito assustador. A gente não conseguia mais nem conversar um com o outro, de tão abalados, drogados e paranoicos. Estava tudo condenado, de fato. Acho que ninguém teria conseguido salvar [aquela banda]."
"Uma das razões pelas quais terminamos a banda foi que o relacionamento entre mim e Jim, que sempre foi muito bom, havia se rompido. E foi no meio de uma sessão [de gravação], quando estávamos tentando fazer um segundo álbum de estúdio: eu disse algo sobre o ritmo estar errado para a música, e Jim respondeu algo tipo 'Ah, os Dixie Flyers estão na cidade, você pode conseguir o baterista deles'. Eu larguei minha guitarra no chão e fui embora do estúdio; nunca mais falei com ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A lenda da cena rock nacional que trocou Mutilator por Sepultura: "Fiquei 22 anos com eles"
Kreator fará turnê com o Carcass nos Estados Unidos em maio de 2026
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen


A música que Eric Clapton mais sofre para apresentar ao vivo; "é quase impossível tocar"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
A mancada pela qual George Harrison disse que Eric Clapton jamais o perdoou
John Lennon ficou decepcionado com solo de guitarra feito por Eric Clapton em sua canção


