Eric Clapton explica porque a banda em que mais gostou de tocar foi a que menos durou
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2024
Entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte Eric Clapton vivia um turbilhão de drogas, gravações, turnês e tragédias pessoais. Em meio a tudo isso, antes de se estabelecer como artista solo ele fez parte de várias bandas, mas sempre por pouco tempo: Yardbirds, Blues Breakers, Cream, Blind Faith… Delas o que mais durou (com ele) foi o Cream, considerado uma das grandes bandas que duraram menos tempo.
Eric Clapton - Mais Novidades
Mesmo assim, a banda mais efêmera de Clapton foi Derek and the Dominoes, onde ele como um músico desconhecido caiu na estrada anônimo — finalmente se livrando da fama que já tanto o incomodava. Só que eles gravaram "Layla and Other Assorted Love Songs" no segundo semestre de 1970 e no ano seguinte a banda já não existia mais.
Em entrevista do começo dos anos 90 para a Rolling Stone o Slow Hand relembrou o que foi que pegou na banda.
"No começo era muito anônimo, a gente sendo Derek and the Dominos e fazendo uma turnê sem que ninguém soubesse quem a gente era. Depois, fomos finalmente descobertos e chegamos ao auge muito rapidamente e ganhamos muito dinheiro. AÍ aqueles caras, que eram basicamente [caipiras] sulistas, como [o tecladista] Bobby Whitlock e [o baterista] Jim Gordon, foram subitamente empurrados para todo aquele dinheiro, drogas e mulheres… A coisa toda engrenou e decolou, mas explodiu. Foi como um enorme acidente de carro, e muito, muito assustador. A gente não conseguia mais nem conversar um com o outro, de tão abalados, drogados e paranoicos. Estava tudo condenado, de fato. Acho que ninguém teria conseguido salvar [aquela banda]."
"Uma das razões pelas quais terminamos a banda foi que o relacionamento entre mim e Jim, que sempre foi muito bom, havia se rompido. E foi no meio de uma sessão [de gravação], quando estávamos tentando fazer um segundo álbum de estúdio: eu disse algo sobre o ritmo estar errado para a música, e Jim respondeu algo tipo 'Ah, os Dixie Flyers estão na cidade, você pode conseguir o baterista deles'. Eu larguei minha guitarra no chão e fui embora do estúdio; nunca mais falei com ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O pior disco do Evanescence na opinião da vocalista Amy Lee
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019

Os músicos que Eric Clapton continua ouvindo para nunca esquecer o que realmente importa
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
A canção dos anos 70 que Eric Clapton até hoje custa a acreditar que escreveu
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
O álbum de Eric Clapton que ele apostou que seria um fiasco, e vendeu 26 milhões de cópias
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
O guitarrista que Eddie Van Halen copiava nota por nota do que ele tocava


