O maior erro da carreira de Ronnie James Dio, segundo baixista que tocou com o vocalista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de novembro de 2024
Considerado um dos vocalistas mais influentes da história do Rock e do Heavy Metal, Ronnie James Dio passou por Rainbow e Black Sabbath entre as décadas de 1970 e 1980. Depois que foi demitido do segundo grupo citado neste parágrafo, o cantor e compositor montou sua própria banda, batizada com o seu sobrenome artístico.
Oficializada em 1982, a primeira formação da banda Dio contava com o baterista Vinny Appice, que também havia deixado o Sabbath. Para os cargos de guitarrista e baixista, foram recrutados o jovem Vivian Campbell (ex-Sweet Savage) e Jimmy Bain, sendo que este último foi parceiro do frontman no Rainbow.
A escalação inicial da banda capitaneada por Dio manteve-se unida por quatro anos e gravou três discos de estúdio: "Holy Diver" (1983), "The Last in Line" (1984) e "Sacred Heart" (1985). A formação foi desfeita em 1986, quando Vivian Campbell deixou o grupo (que naquelas alturas, tinha como integrante o tecladista Claude Schnell).
De acordo com matéria especial publicada na Metal Hammer, o vocalista e o guitarrista não estavam se entendendo muito bem. Segundo depoimento de Dio, o clima interno da banda não estava muito legal.
"Na minha opinião, Vivian não tinha mais o compromisso com a banda que tinha nos primeiros dias. Ele era - e continua sendo - um excelente guitarrista. Nunca perdi de vista o quanto ele era bom como músico, mas como pessoa... bem, ele não estava mais na mesma sintonia que o resto de nós. Isso me irritava muito. Quando você tem quatro pessoas realmente se esforçando para dar o melhor de si, e uma pessoa que está claramente se retraindo, isso cria uma banda infeliz."
No fim das contas, Vivian Campbell saiu da banda e foi substituído por Craig Goldy. E Jimmy Bain, falecido em 2016, achava que a separação foi um grande erro cometido por Dio.
"Viv não fez nada que justificasse sua saída da banda, o que ainda é considerado uma forma covarde. Para mim, demitir Viv foi o maior erro da carreira de Ronnie. O problema poderia ter sido facilmente resolvido se houvesse vontade de fazê-lo por parte de Ronnie e Wendy [esposa de Dio e empresária da banda]."
Vinny Appice também comentou a decisão. O baterista, porém, foi um pouco mais polido em suas palavras.
"Viv não estava feliz com a parte comercial da banda e, musicalmente, queria fazer outra coisa. Se ele estivesse satisfeito com a parte comercial, provavelmente teria ficado e gravado mais alguns discos conosco. Tínhamos uma banda excelente e bem-sucedida com Viv, e foi uma pena mudar os integrantes."
Depois que saiu da banda liderada por Dio, Vivian Campbell passou um período tocando com o Whitesnake. No início dos anos 1990, ele se juntou ao Def Leppard, onde permanece até os dias atuais.
Ronnie James Dio faleceu no dia 16 de maio de 2010, aos 67 anos. O lendário cantor tinha 67 anos de idade e estava com câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps