10 anos sem Dio: Holy Diver é uma aula de metal do início ao fim
Resenha - Holy Diver - Dio
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 13 de maio de 2020
Ronnie James Dio substituiu Ozzy no posto de vocalista do Black Sabbath e além de gravar dois ótimos álbuns de estúdio ("Heaven And Hell" e "Mob Rules"), ajudou a maior banda de heavy metal da história a se reinventar. Porém, o casamento não durou muito tempo e foi desfeito em 1982.
Enquanto o Sabbath começou a viver um período conturbado e repleto de trocas, o lendário baixinho recomeçou a sua carreira, montando uma banda batizada simplesmente de Dio. O vocalista chamou um time de respeito para a primeira formação: Vinny Appice, que já havia tocado com ele no Black Sabbath, foi o escolhido para a bateria, enquanto o jovem talentoso Vivian Campbell assumiu a guitarra. Para o baixo, Dio chamou Jimmy Bain, que já havia trabalhado com ele nos tempos de Rainbow.
No ano de 1983, mais precisamente em 23 de março, o primeiro álbum da banda é lançado. Com o título de "Holy Diver", o disco se tornou um clássico do metal, sendo considerado um dos melhores trabalhos do estilo até os dias de hoje.
É claro, óbvio e evidente que o principal destaque fica com Dio, dono de uma voz que até hoje é inspiração para inúmeros músicos espalhados pelo mundo. Porém, todos os companheiros dele fizeram desempenharam um ótimo papel. Resumindo em poucas palavras, "Holy Diver" é metal até o último segundo. Riffs rápidos, solos memoráveis, cozinha consistente e muita melodia dão o apoio completo para Dio brilhar em seu primeiro disco solo.
Logo de cara, a rápida "Stand Up And Shout" mostra que a banda estava mais afiada do que nunca. A faixa-título investe mais na melodia e no peso do que na velocidade. "Holy Diver" (a música) é certamente um clássico do metal e é um dos maiores sucessos da carreira de Dio.
A terceira faixa, "Gypsy", mostra um lado mais rock and roll e abre o caminho para uma das melhores músicas já gravadas por Dio, a maravilhosa "Caught in the Middle". Encerrando a primeira parte do álbum, outra pérola, "Don´t Talk To Strangers", que tem um solo de guitarra sensacional.
A segunda metade de "Holy Diver" começa com a ótima "Straight Through The Heart", que mostra Dio cantando muito. A próxima, "Invisible", tem um início cadenciado e mais uma vez Vivian Campbell brilha.
A penúltima faixa é o maior sucesso da carreira de Dio, a clássica "Rainbow In The Dark", que dispensa apresentações. Um clássico irreparável, que até hoje mexe com os sentimentos do ouvinte e é uma prova de que Dio realmente merece ser chamado de lenda, deus ou qualquer outro termo similar.
Por fim, "Shame On The Night" encerra o disco de maneira competente, com destaque para o coro de vozes do final da música, que dá um toque sombrio ao disco impecável que é "Holy Diver".
De todos os discos que gravou em sua longa carreira, "Holy Diver" caminha lado a lado com "Heaven And Hell" na corrida pelo posto de melhor trabalho, com a diferença que "Holy Diver" é o primeiro álbum de sua banda solo.
Um excelente cartão de visitas, que mostrou ao mundo todo o talento de Dio, esse gênio que nos deixou há dez anos, no dia 16 de maio de 2010.
Álbum: "Holy Diver"
Artista: Dio
Data de lançamento: 23 de março de 1983
TRACKLIST
"Stand Up and Shout"
"Holy Diver"
"Gypsy"
"Caught in the Middle"
"Don't Talk to Strangers"
"Straight Through the Heart"
"Invisible"
"Rainbow in the Dark"
"Shame on the Night"
LINEUP
Ronnie James Dio - vocais
Vivian Campbell - guitarra
Jimmy Bain - baixo
Vinny Appice - bateria
Outras resenhas de Holy Diver - Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"


O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


