A banda de Rock Progressivo que apresentou o som do Metal para o Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 29 de dezembro de 2024
Há quem diga que o Heavy Metal surgiu quando o Black Sabbath lançou seu álbum de estreia, que leva o mesmo nome da banda e abre com a canção que também se chama "Black Sabbath" e se inicia com um dos sons mais tenebrosos da música: um trítono, também conhecido como "o intervalo do demônio".
Black Sabbath - Mais Novidades
O wikipedia define trítono como sendo um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros. O efeito denominado tritono consiste uma das mais complexas dissonâncias possíveis na música ocidental. "Eu lembro que quando toquei aquele riff pela primeira vez, todos os pelos do meu braço se arrepiaram e eu percebi que era aquilo ali. Era como ouvir 'Isso é o que você está fazendo e é para este lado que você deve seguir'", contou o guitarrista Tony Iommi.
Mas antes de se tornarem uma das bandas mais influentes do Metal, os integrantes do Black Sabbath experimentavam diferentes estilos musicais, buscando definir sua sonoridade. Em 1969, enquanto enfrentavam pressões para gravar músicas pop, Geezer Butler teve uma experiência transformadora, conforme ele relata no livro "Into the Void: Minha vida no Black Sabbath - e além" (Amazon).
"Ao retornar para a Inglaterra, começamos a ensaiar no Aston Community Centre (a prefeitura nos deixava usar o espaço de graça pela manhã) e imediatamente começamos a procurar o interesse de gravadoras", conta Geezer, revelando em seguida que o empresário Jim Simpson achava o som da banda muito sombrio e pesado, algo que Geezer diz ser a própria vida dos caras. Ao receberem a proposta de Jim de gravar algumas músicas de Norman Haines (tecladista e compositor do Locomotive), eles escolheram "The Rebel" e "When I Came Down". "Mas odiávamos tocar essas músicas, porque eram bastante pop e não representavam quem éramos."
Geezer conta então que, de repente tudo mudou. "As coisas avançaram em maio de 1969, quando assisti ao King Crimson no Mothers Club. Durante o show, eles tocaram uma versão de 'Mars', da suíte The Planets, de Gustav Holst. Fiquei atônito, não conseguia acreditar no que estava ouvindo. No dia seguinte, fui comprar The Planets em LP, e não conseguia parar de ouvir 'Mars, the Bringer of War'. Nunca tive muito interesse em música clássica, mas aquilo era mais raivoso e ameaçador do que a maioria das músicas de rock que já tinha ouvido."
Inspirado pelo impacto sombrio e agressivo da peça, Butler começou a tocar o trítono no baixo, um intervalo conhecido como Diabolus in Musica pela sua sonoridade sinistra. "Essa música eventualmente se tornaria 'Black Sabbath'. (Meu irmão tinha assistido ao filme de Mario Bava com o mesmo nome, estrelado por Boris Karloff, no cinema local. Eu era muito jovem para ver o filme, porque era de terror, mas ele adorava me contar tudo sobre ele, e eu adorei o título)."
O baixista ainda falou sobre a primeira vez em que a banda apresentou a música: "Foi no mesmo dia, no Pokey Hole, em Lichfield. O público, acostumado ao blues tradicional da banda, foi surpreendido pela atmosfera sombria e pelos riffs pesados, mas a resposta foi tão positiva que a banda percebeu estar no caminho certo para criar algo único: "Começamos a tocar 'Black Sabbath' e vimos todos pararem o que estavam fazendo e olharem para nós. Eu meio que esperava que fosse um desastre e fiquei apreensivo por dois ou três segundos. Mas quando o público enlouqueceu, com os olhos arregalados de surpresa, soubemos que estávamos no caminho certo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas
A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"


