Como uma música rejeitada pelos Beatles levou à criação do Led Zeppelin; "efeito borboleta"
Por Bruce William
Postado em 27 de dezembro de 2024
Antes de mais nada, vamos deixar de forma bem clara que o que você vai ler a seguir é apenas um exercício de imaginação levado ao extremo, baseado no chamado "efeito borboleta", que é usado para descrever como pequenas mudanças em um sistema podem gerar grandes consequências no futuro. A analogia proposta é sobre como o bater de asas de uma borboleta pode influenciar o clima em outro lugar do mundo. Se você quiser se aprofundar no tema, pode começar pelo wikipedia. Ou assistir ao filme de mesmo nome.
Em 1964, o jovem músico Graham Gouldman, que anos mais tarde se tornaria famoso com o grupo 10cc, escreveu "For Your Love", inspirado pela sequência de acordes de "House of the Rising Sun", do The Animals. Apesar de seu talento, a primeira tentativa de lançar a música foi um fracasso. The Mockingbirds, sua banda na época, teve sua demo rejeitada pela Columbia Records, e outros grupos, como The Animals e Herman's Hermits, também recusaram a gravação, conforme relata o Gold Radio.
Em um movimento ousado, o empresário de Gouldman decidiu oferecer a música aos Beatles. Apesar de ser uma ideia que ele próprio admitiu ser "ridícula", Gouldman levou o projeto adiante. Gouldman esteve presente no evento "Another Beatles Christmas Show", em 1964, que contou com apresentações dos Beatles ao longo de duas semanas no Hammersmith Odeon, em Londres. E um dos grupos de apoio era o grupo de blues The Yardbirds, cujo empresário encontrou Gouldman e decidiu arriscar com "For Your Love", que foi recusada pelos Beatles.
Os Yardbirds gravaram e lançaram "For Your Love" em março de 1965. A música foi seu primeiro hit no top dez tanto no Reino Unido quanto nos EUA, informa o wikipedia. Mas ela também representou um afastamento das raízes de blues do grupo em favor de um som pop rock mais comercial. Então seu guitarrista na época, Eric Clapton, insatisfeito com o novo direcionamento que afastava o grupo do blues, decidiu deixar o posto.
"['For Your Love'] fez tanto sucesso que eu queria ter ficado um pouco mais - o dinheiro teria vindo bem a calhar. Eu estaria mentindo se dissesse que não pensei isso depois. Mas a coisa chegou a um ponto entre nós que eu não teria como encarar", disse Clapton em uma entrevista da época.
Em seu lugar ficou Jeff Beck que seria substituído depois por Jimmy Page, que inclusive já havia sido cogitado para substituir Clapton. "Giorgio Gomelsky [o empresário e produtor do Yardbirds] me procurou e disse que Eric [Clapton] não estava disposto a expandir [seus conceitos] e concordar com aquela coisa toda [de fazer música pop]. O que ficou bem claro para eles depois que lançaram 'For Your Love', que Clapton não gostou nem um pouco. Naquela época, eles já tinham começado a usar instrumentos diferentes, como cravo; e Clapton [que era um purista do blues] ficou de saco cheio. O resto da banda, especialmente Gomelsky, queria ir mais longe naquela direção", contou Page em um relato de 1977.

Page ficou no Yardbirds de 1966 até 1968, quando a banda se desfez. Das cinzas da banda, Jimmy Page formou o Led Zeppelin para cumprir o restante da agenda de shows sob o nome provisório de The New Yardbirds. O resto, como se diz, é história.
Então, "For Your Love" é um exemplo clássico do efeito borboleta: uma música que começou com rejeições e acabou catalisando eventos que levaram à criação de uma das maiores bandas de todos os tempos. A simples rejeição pelos Beatles foi, afinal, o ponto de partida para algo muito maior.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A partida de pingue-pongue que definiu os rumos do rock nacional nos anos 1970
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"


John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história


