Jimmy Page revela por que se recusou a substituir Eric Clapton no Yardbirds em 1965
Por André Garcia
Postado em 16 de junho de 2024
O Yardbirds jamais chegou ao patamar dos Beatles e dos Rolling Stones, mas foi um precursor do rock pesado britânico e teve como guitarrista três dos maiores de todos os tempos: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
Clapton deixou a banda por divergências criativas em 1965, substituído por Jeff Beck. Ele não foi a primeira opção, entretanto, e sim Jimmy Page — que já era um requisitado músico de estúdio.
Em entrevista de 1977 para a Trouser Press, o guitarrista do Led Zeppelin revelou o motivo pelo qual recusou o primeiro convite para se juntar ao Yardbirds.
"Giorgio Gomelsky [o empresário e produtor do Yardbirds] me procurou e disse que Eric [Clapton] não estava disposto a expandir [seus conceitos] e concordar com aquela coisa toda [de fazer música pop]. O que ficou bem claro para eles depois que lançaram 'For Your Love', que Clapton não gostou nem um pouco. Naquela época, eles já tinham começado a usar instrumentos diferentes, como cravo; e Clapton [que era um purista do blues] ficou de saco cheio. O resto da banda, especialmente Gomelsky, queria ir mais longe naquela direção."
"Mas a primeira vez que fui convidado para entrar no Yardbirds não foi nessa época, foi um pouco antes. Gomelsky disse que Eric iria 'tirar umas férias' e que eu poderia substituir ele. A forma como ele disse me soou muito desrespeitosa, então recusei. Eric era meu amigo e eu não podia fazer aquilo. Além do mais, Eric nem queria sair da banda na época."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps