Jimmy Page conta como convenceu Robert Plant a formar o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 09 de agosto de 2022
Quando Jimmy Page entrou no Yardbirds em 1966, ele tocou ao lado de Jeff Beck, substituto de Eric Clapton. Em 68, no entanto, a banda se desfez com os integrantes indo cada um para um lado, e de suas cinzas Jimmy Page formou o Led Zeppelin para cumprir o restante da agenda de shows sob o nome provisório de The New Yardbirds.
Tudo começou quando Jimmy Page chegou em Robert Plant, que posteriormente indicou John Bonham. Conforme publicado pela Rock Celebrities, em entrevista para Alan Freeman em 1976, o guitarrista contou como ele fez para convencer Plant a ser seu vocalista e tirar o Led Zeppelin do papel.
"Bem, eu mencionei Terry Reid [amigo em comum que o indicou], e disse: 'Aí, acho que nós temos que tocar juntos. Se você tiver interesse, aparece lá em casa, a gente põe uns discos, ouve um som e vê se temos ideias em comum. Se a gente combinar, a gente parte dali.' Ele estava com uma coisa de formar uma banda, e nós parecemos nos dar muito bem."
"Ele era muito orientado pelo blues, e é claro que eu já tinha passado por aquilo também. Então toquei um monte de outras coisas que eu planejava tentar, tipo 'Baby I'm Gonna Leave You' e essas coisas — que tinha uma abordagem bem diferente do que foi feito originalmente por Joan Baez. Ele pareceu interessado em todas aquelas coisas, então ele embarcou na hora!"
A parceria entre Robert Plant e Jimmy Page deu tão certo que nem mesmo o fim do Led Zeppelin a separou. A dupla trabalhou junta em esporádicos projetos, entre eles o imperdível álbum ao vivo "No Quarter" (1994) contendo hits de sua antiga banda em novas versões de cair o queixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps