O dia que Mick Jagger citou Megadeth e Led Zeppelin como exemplos do que não queria ser
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de dezembro de 2024
Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, desmentiu os rumores que associavam a banda ao satanismo, alimentados pelo lançamento da música "Sympathy for the Devil". Em entrevista resgatada pela Far Out, o músico classificou como "bobagem" as interpretações que ligavam o grupo a práticas ocultistas e lamentou o impacto dessas acusações na imagem do grupo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Lançada em 1968 como parte do álbum "Beggars Banquet", a canção apresenta Jagger narrando em primeira pessoa como o próprio diabo, misturando elementos simbólicos e históricos. Embora concebida como uma provocação artística, "Sympathy for the Devil" foi recebida por parte da imprensa e do público como evidência de uma suposta ligação dos Rolling Stones ao satanismo. Essa percepção foi intensificada pelo álbum anterior da banda, "Their Satanic Majesties Request".
Keith Richards, guitarrista do grupo, também comentou sobre o assunto, relembrando o impacto da polêmica. "Antes, éramos apenas jovens inocentes se divertindo", disse. "Depois dessa música, passaram a dizer que éramos ‘do mal’. Até magos negros acreditavam que éramos agentes de Lúcifer."
Para Jagger, o mal-entendido foi amplificado pela tragédia no Altamont Free Festival, em 1969. Durante o evento, quatro pessoas morreram, e os acontecimentos foram associados ao imaginário sombrio da banda. Ele afirmou que a música acabou sendo envolvida "jornalisticamente" com os eventos de Altamont, mesmo sem relação direta.
Jagger destacou que sua inspiração para a letra veio da literatura, mencionando o poeta francês Charles Baudelaire e o romance O Mestre e a Margarida, do russo Mikhail Bulgakov. Ele também comparou a abordagem artística da banda com a de outros músicos, criticando grupos que levaram a estética satanista a sério. "Nunca quisemos fazer uma carreira com isso. Algumas bandas fizeram, como Jimmy Page ou até o Megadeth. Mas isso nunca foi o que quisemos transmitir."
Dave Mustaine, líder do Megadeth, foi citado por Jagger como exemplo de quem incorporou a temática em suas músicas. Mustaine, que praticou magia negra na juventude, tornou-se um cristão devoto e renunciou às composições que abordavam esses temas, corroborando a visão de Jagger sobre o exagero em torno do satanismo na música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ted Poley dá esculacho online em Sebastian Bach após ser destratado
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019

Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O famoso álbum dos Rolling Stones que Jagger acha uma bobagem; "só tem duas músicas boas"
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"


