William Shakespeare Hamlet - Um épico do metal inspirado na tragédia do príncipe da Dinamarca
Por Michel Sales
Postado em 01 de dezembro de 2024
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O discaralhaço "William Shakespeare's - Hamlet', lançado pela Die Hard Records em 2001, representou um marco inovador para o heavy metal brasileiro. Na época, esse projeto ambicioso reuniu algumas das maiores bandas do gênero musicando a história trágica do príncipe dinamarquês.
Desenrolando as letras dessa saga, o poeta Adriano Villa escreveu 27 contextos baseados na peça de Shakespeare, sendo 14 deles ajustados as composições, também traduzidas para o inglês arcaico e visualmente detalhados pelo artista Rodrigo Cruz.

Dentre as bandas participantes estiveram o Delpht, Santarem, Tuatha de Danann, Eterna, Sagga, Symbols, Hammer of the Gods, NervoChaos, Torture Squad, VersOver, Fates Prophecy, Hangar, Krusader e Imago Mortis, todas experientes e com material já lançado.
A Die Hard também trouxe músicos de renome, como o tecladista Fábio Laguna, os vocalistas Mário Pastore e André Matos (Shaman, Virgo), além do maestro José Luiz Ribalta, que assina a faixa final, "To Be...". Nessa música especial, cada vocalista interpreta uma linha, exceto André Matos, que assume uma estrofe completa e lidera um dos refrãos.
Mixado na Alemanha por Sasha Paeth e Miro (Angra, Rhapsody e Luca Turilli), o resultado da bolachinha explorou uma diversidade de estilos dentro do metal, mantendo a coesão com a proposta shakespeariana.

O CD inicia com "From Hades to Earth", do Delpht, um heavy metal intenso e melódico que destaca a versatilidade vocal de Ronaldo Simolla. Santarem segue com "Sweet Flavour of Justification", uma peça influenciada pelo rock psicodélico e progressivo dos anos 60 e 70. Faixas como "Visions of the Beyond" (Hammer of the Gods) e "The King's Return" (Krusader) exibem um metal acessível e contagiante, enquanto o NervoChaos entrega brutalidade em "The Truth Appears", com seu death metal visceral.
A sequência também conta com destaques como "A Letter to Ophelia", do VersOver, que mescla heavy metal melódico e rock progressivo, enriquecido com coros e arranjos variados. Imago Mortis cria uma atmosfera sombria em "Prayers of the Wind", e o Symbols, com "Stormy Nights", entrega um dos momentos mais fortes do álbum, graças ao vocal preciso de Edu Falaschi e aos riffs marcantes.
O CD também trouxe variações de estilo: Torture Squad traz "Mandate for Freedom", um thrash/death metal poderoso que é um dos pontos altos do álbum, enquanto o Eterna representa o white metal em "Goodbye my Dear Ophelia", com um peso que transcende qualquer preconceito de gênero. O Tuatha de Danann, por sua vez, destacou influências celtas e medievais que complementam perfeitamente a proposta.
O álbum fecha com "To Be...", uma faixa orquestrada com todos os vocalistas participantes, encerrando com um grand finale que, mesmo sem ser excepcional, encerra o projeto de forma imponente.
O petardo William Shakespeare's Hamlet provou seu valor cultural e artístico do heavy metal nacional, marcando uma página importante na história do gênero no Brasil.
E já passou da hora de uma parte dois, repetindo a dedicação descomunal de Alexandre Callari (Pipoca & Nanquim).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Ozzy quis entrar para o Slipknot, segundo Corey Taylor
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura


