A popular música brasileira que serviu de base para uma música famosa do The Doors
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Durante uma entrevista ao Estadão, o lendário baterista John Densmore compartilhou como Bossa Nova influenciou diretamente o som do The Doors, em especial a faixa "Break On Through".
Doors - Mais Novidades
Densmore relembrou os primeiros dias da banda, quando ainda ensaiavam sem contrato com uma gravadora, e a Bossa Nova, vinda do Brasil, estava em alta. "Nós ficamos simplesmente impressionados com Gilberto Gil. 'Garota de Ipanema' foi um grande sucesso aqui". O próprio jornal observa que John provavelmente confundiu os nomes de Gilberto Gil e João Gilberto.
Depois ele detalhou como o ritmo brasileiro impactou sua abordagem na bateria: "Eu simplesmente não podia acreditar como o ritmo era tão relaxado, mas também profundo. Isso é papo de baterista, mas todos nós bateristas daqui aprendemos o ritmo da Bossa Nova. E então eu pensei: 'Estou tocando Rock and Roll. Vou pegar esse ritmo e torná-lo mais rápido e rígido para se encaixar em 'Break On Through'. E foi o que eu fiz. Então, obrigado, Brasil!"
Densmore também falou sobre a dinâmica criativa dentro do The Doors, especialmente a relação entre a poesia de Jim Morrison e os arranjos musicais. "As palavras do Jim meio que me diziam como tocar bateria. No início, ele era muito tímido, mas Ray Manzarek, o tecladista, era muito mergulhado no Jazz, como eu. Nós dois simplesmente amávamos Bossa Nova e Miles Davis." Em seguida, ele ainda revelou como Morrison guiava o grupo: "Nos ensaios, ele só meio que cantava a cappella para nós... E então nós parávamos e meio que esboçávamos os arranjos juntos."
Por fim, Densmore destacou a generosidade de Morrison ao dividir os créditos das músicas com todos os integrantes da banda: "Foi por isso que o Jim disse: 'Não vamos creditar as letras apenas a mim. Vamos dizer que toda a música foi escrita pelos Doors'." Essa colaboração coletiva resultou em canções que marcaram época, com "Break On Through" se destacando como uma fusão de influências brasileiras e a intensidade única do rock psicodélico dos anos sessenta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
A lógica dark e assombrosa dos Doors
The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"


