O dia que o Pink Floyd quase quebrou o nariz de um crítico por ter falado mal deles
Por André Garcia
Postado em 10 de janeiro de 2025
Quando o Pink Floyd lançou o "Meddle" (1971) os críticos exaltaram: a Rolling Stone aplaudiu como "o surgimento de David Gilmour como força que molda a banda"; a Sounds exaltou a épica faixa "Echoes" como uma das "mais completas canções já feitas pelo Pink Floyd".
Já Michael Watts, fã de longa data da banda e editor da Melody Maker não gostou do que ouviu e escreveu uma crítica destoante. Ele descreveu "Meddle" como "lamacento" e detonou seus vocais como "fraco" e instrumentais como sendo "certamente antiquados".
Pink Floyd - Mais Novidades
Segundo o livro Nos Bastidores do Pink Floyd, de Mark Blake, como "agradecimento" pela crítica a banda quase quebrou o nariz dele. Mas não foi indo até a Melody Maker para ameaçar dar porrada nele — isso seria muito banal para o Pink Floyd. A vingança de Roger Waters e companhia tinha que ser algo mais… sofisticado.
Segundo o livro, no mês seguinte à publicação da crítica Michael recebeu na redação da Melody Maker um pacote que, por ser dezembro, ele julgou ser um presente de Natal. Quando ele abriu, viu uma caixa de madeira pintada com tinta vermelha brilhante e fechada com um trinco. Intrigado, ele abriu o fecho e, para sua surpresa, saltou lá de dentro uma luva de boxe presa a uma mola — no melhor estilo desenho animado — que por pouco não o acertou bem no meio da cara.
Cortesia do Pink Floyd.
Ser crítico musical nos anos 70 era uma profissão de risco, e exigia equipamentos de segurança como proteção facial. Hoje os tempos são outros, e críticos precisam lidar apenas com haters pelas redes sociais reclamando do que ele disse que era bom e fãs reclamando do que ele disse que era ruim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"

Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?


