O álbum de Lou Reed considerado um dos piores de todos os tempos, mas que ele amava
Por André Garcia
Postado em 09 de janeiro de 2025
Filho feio não tem pai. Prova disso é o famigerado "Lulu" (2011) — que os fãs de Metallica empurram para a discografia de Lou Reed e os fãs de Lou Reed empurram para a discografia do Metallica.
Parece até aquela coisa do interior, que tem aquelas ruas na divisa entre duas cidades que nunca são asfaltadas, porque uma cidade considera que a obrigação é da outra.
Lou Reed - Mais Novidades
Há aqueles que consideram que, se "Lulu" fosse parte do catálogo do Metallica, teria sido o pior disco de todos. Os fãs de Lou Reed, entretanto, não conseguem considerar que seria o pior dele — afinal de contas, se trata do cara que lançou "Metal Machine Music" (1975): álbum duplo instrumental composto por faixas de microfonia e barulhos que se arrastam por mais de 15 minutos de duração cada. Se você for na Wikipedia, o gênero musical está preenchido como noise.
Quase ninguém gostou do "Metal Machine Music", exceto o próprio Lou Reed, um ou outro crítico ou punk diferentão e, talvez, o Sonic Youth. Lou Reed, que tinha fama de já ter gravado álbuns ruins de propósito só para enfurecer a gravadora, negou que esse tenha sido o caso do "MMM" (como também é conhecido), conforme publicado pela Far Out Magazine:
"Não, não é a verdade [que fiz 'Metal Machine Music' nas coxas só por questão contratual]. Eu não lançaria um disco que não gostasse só para me livrar de um contrato. Isso é ridículo… mas é uma ótima história. É quase uma pena para mim negar que seja verdade, mas, de fato, não é. Eu lancei porque gostava, e não para me livrar de um contrato.
Segundo Reed, a rejeição que o disco sofreu teve muito a ver com a interferência da gravadora, que resolveu meter o bedelho em seu lançamento:
"A ideia era não lançar como um disco de rock, era avisar que se tratava de um disco eletrônico e que não tinha músicas [cantadas] nele. Teria recebido aquele selo vermelho de disco clássico, só que depois eles [da gravadora] pegaram e lançaram como se fosse um disco de rock n roll, com uma capa de rock n roll."
Comprovando que há gosto para tudo, "MMM" foi ganhando um status de cult com o passar das décadas, de tanto que todo mundo falava mal. Tanto que foi só mais de um quarto de século depois que Lou Reed finalmente conseguiu tocar ele ao vivo.
Em março de 2002 ele colaborou com uma dezena de músicos clássicos vanguardistas no festival MaerzMusik, em Berlim. Ficou a cargo de Ulrich Krieger converter os barulhos e microfonias para partituras, em arranjo de cordas com instrumentos de sopro, piano e acordeão.
Em 2007 Reed deu uma entrevista para a Pitchfork falando só sobre o "MMM", onde tornou a afirmar que amava o disco e disse:
"''Metal Machine Music' é energia e fisicalidade. Você tem que sentí-lo fisicamente [para compreender], e requer uma baita energia para tocar aquilo ao vivo."
Se "Metal Machine Music" levou 25 anos para as pessoas gostarem... será que em 2036 as pessoas vão gostar do "Lulu"?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
O que Lou Reed achava que impediu Jimi Hendrix de chegar ainda mais longe
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Porque "Lulu", o álbum de Lou Reed e Metallica, na prática não funcionou
Max Cavalera: o Sepultura nunca fez uma merda tipo o "Lulu", do Metallica


