O álbum de Lou Reed considerado um dos piores de todos os tempos, mas que ele amava
Por André Garcia
Postado em 09 de janeiro de 2025
Filho feio não tem pai. Prova disso é o famigerado "Lulu" (2011) — que os fãs de Metallica empurram para a discografia de Lou Reed e os fãs de Lou Reed empurram para a discografia do Metallica.
Parece até aquela coisa do interior, que tem aquelas ruas na divisa entre duas cidades que nunca são asfaltadas, porque uma cidade considera que a obrigação é da outra.
Lou Reed - Mais Novidades
Há aqueles que consideram que, se "Lulu" fosse parte do catálogo do Metallica, teria sido o pior disco de todos. Os fãs de Lou Reed, entretanto, não conseguem considerar que seria o pior dele — afinal de contas, se trata do cara que lançou "Metal Machine Music" (1975): álbum duplo instrumental composto por faixas de microfonia e barulhos que se arrastam por mais de 15 minutos de duração cada. Se você for na Wikipedia, o gênero musical está preenchido como noise.
Quase ninguém gostou do "Metal Machine Music", exceto o próprio Lou Reed, um ou outro crítico ou punk diferentão e, talvez, o Sonic Youth. Lou Reed, que tinha fama de já ter gravado álbuns ruins de propósito só para enfurecer a gravadora, negou que esse tenha sido o caso do "MMM" (como também é conhecido), conforme publicado pela Far Out Magazine:
"Não, não é a verdade [que fiz 'Metal Machine Music' nas coxas só por questão contratual]. Eu não lançaria um disco que não gostasse só para me livrar de um contrato. Isso é ridículo… mas é uma ótima história. É quase uma pena para mim negar que seja verdade, mas, de fato, não é. Eu lancei porque gostava, e não para me livrar de um contrato.
Segundo Reed, a rejeição que o disco sofreu teve muito a ver com a interferência da gravadora, que resolveu meter o bedelho em seu lançamento:
"A ideia era não lançar como um disco de rock, era avisar que se tratava de um disco eletrônico e que não tinha músicas [cantadas] nele. Teria recebido aquele selo vermelho de disco clássico, só que depois eles [da gravadora] pegaram e lançaram como se fosse um disco de rock n roll, com uma capa de rock n roll."
Comprovando que há gosto para tudo, "MMM" foi ganhando um status de cult com o passar das décadas, de tanto que todo mundo falava mal. Tanto que foi só mais de um quarto de século depois que Lou Reed finalmente conseguiu tocar ele ao vivo.
Em março de 2002 ele colaborou com uma dezena de músicos clássicos vanguardistas no festival MaerzMusik, em Berlim. Ficou a cargo de Ulrich Krieger converter os barulhos e microfonias para partituras, em arranjo de cordas com instrumentos de sopro, piano e acordeão.
Em 2007 Reed deu uma entrevista para a Pitchfork falando só sobre o "MMM", onde tornou a afirmar que amava o disco e disse:
"''Metal Machine Music' é energia e fisicalidade. Você tem que sentí-lo fisicamente [para compreender], e requer uma baita energia para tocar aquilo ao vivo."
Se "Metal Machine Music" levou 25 anos para as pessoas gostarem... será que em 2036 as pessoas vão gostar do "Lulu"?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Angela Gossow afirma que cogitou retornar ao Arch Enemy
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Edu Falaschi e Rafael Bittencourt surgem juntos em novo vídeo e marcam data do Amplifica
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa



Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A banda que para Noel Gallagher deveria ocupar o lugar de Phil Collins; "álbuns de merda"


