"Hotel California" do Eagles, as metáforas de uma vida de hedonismo e ilusão
Por Lucas Monteiro
Postado em 06 de janeiro de 2025
"Hotel California" é uma canção icônica da banda estadunidense Eagles, sendo seu mais conhecido sucesso. Lançada em um álbum de mesmo nome, que é o quinto de estúdio da banda, debutando em dezembro de 1976 pela Asylum Records, com produção de Bill Szymczyk. A composição da faixa é de Don Felder, que criou a melodia e o famoso riff de guitarra inicial. Don Henley, que contribuiu com as letras e também é o vocalista principal, e Glenn Frey, que ajudou na composição das letras e nas harmonias vocais. O destaque da faixa foi tão grande que "Hotel California" ganhou o Grammy na categoria Record of the Year em 1977.
Em uma entrevista à revista Rolling Stone em 2016, Don Henley declarou que a letra da canção em questão é a que mais o orgulha de ter escrito durante seu tempo na banda, enfatizando também a valiosa contribuição de Glenn Frey, e se mostra surpreso com o alcance que a música tomou. Henley destacou que a inspiração para a letra e a temática do álbum estão interligadas com questões significativas, como a perda da inocência, os perigos da fama e do excesso, e o lado obscuro do chamado "sonho americano".
Os elementos cinematográficos, habilmente introduzidos pelos autores, ilustram a ilusão e o glamour que a fama, o sucesso e a exposição podem proporcionar. Da mesma forma, o tão almejado "sonho americano", amplamente reproduzido e vendido ao longo dos anos pela indústria hollywoodiana e pelos meios de propaganda estadunidenses, transforma-se em uma armadilha para os imigrantes e para a população financeiramente vulnerável que reside naquele país. Semelhante à situação do personagem da canção, que se encontra preso em um mundo de fantasias do qual não consegue escapar.
Referências
Wikipedia 1 2
Rolling Stone
Grammy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps