Os dois megahits do Eagles que previram separação: "Narramos nossa própria queda"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de fevereiro de 2025
Antecipar o fim de uma banda nem sempre é fácil, mas, no caso dos Eagles, os sinais estavam por toda parte no final dos anos 1970. O clima nos bastidores era tenso, com desentendimentos frequentes entre os integrantes. O ápice dessa crise aconteceu em julho de 1980, durante um show que ficou conhecido como Long Night at Wrong Beach, quando Don Felder e Glenn Frey trocaram insultos no palco, deixando claro que a convivência já não era viável. As entrevistas foram transcritas pela Far Out.
Eagles - Mais Novidades
No entanto, muito antes dessa explosão pública, os próprios Eagles já haviam previsto sua separação em suas músicas. Em "The Sad Café", faixa que encerra "The Long Run" (1979), Don Henley canta sobre o fechamento de clubes que marcaram o início da banda, mas a melancolia na letra sugere algo maior. "Parecia um lugar sagrado, protegido pela graça divina", canta Henley. "Cantávamos em voz alta coisas que não podíamos dizer. Pensávamos que poderíamos mudar o mundo com palavras como amor e liberdade. Fazíamos parte da multidão solitária dentro do Sad Café." A nostalgia e o tom de despedida indicavam que o fim estava próximo.
Ainda antes disso, "New Kid in Town", lançada em 1976 no álbum "Hotel California", também trazia uma reflexão sobre a efemeridade do sucesso. Glenn Frey, que assumiu os vocais principais na canção, admitiu em 2003 que a banda já enxergava sua trajetória como uma caminhada incerta. "Sabíamos que estávamos percorrendo um corredor longo e tortuoso, mas apenas seguimos em frente", disse. Henley complementou: "Já estávamos narrando nossa própria queda. Sabíamos que fama e fortuna são passageiras e que alguém inevitavelmente viria nos substituir."
Como foi a separação do Eagles?
O Eagles entrou nos anos 1980 com sucesso comercial, mas profundamente dividido. O colapso da banda era inevitável. Apesar da separação, o Eagles ainda devia um álbum ao vivo à Elektra Records. "Eagles Live" (1980) foi mixado à distância, pois Frey e Don Henley se recusavam a dividir o mesmo estúdio. O encarte do disco refletiu o tom do fim: "Obrigado e boa noite." Após a separação, os integrantes seguiram carreiras solo. Joe Walsh teve algum sucesso inicial, enquanto os demais enfrentaram desafios. O Eagles só se reuniria 14 anos depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O compositor mais famoso do século 19, segundo Don Henley do Eagles
Eagles anuncia edição deluxe do álbum "One of These Nights"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Eagles: Católicos italianos encontram Diabo escondido em disco da banda.


