Os dois megahits do Eagles que previram separação: "Narramos nossa própria queda"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de fevereiro de 2025
Antecipar o fim de uma banda nem sempre é fácil, mas, no caso dos Eagles, os sinais estavam por toda parte no final dos anos 1970. O clima nos bastidores era tenso, com desentendimentos frequentes entre os integrantes. O ápice dessa crise aconteceu em julho de 1980, durante um show que ficou conhecido como Long Night at Wrong Beach, quando Don Felder e Glenn Frey trocaram insultos no palco, deixando claro que a convivência já não era viável. As entrevistas foram transcritas pela Far Out.
Eagles - Mais Novidades
No entanto, muito antes dessa explosão pública, os próprios Eagles já haviam previsto sua separação em suas músicas. Em "The Sad Café", faixa que encerra "The Long Run" (1979), Don Henley canta sobre o fechamento de clubes que marcaram o início da banda, mas a melancolia na letra sugere algo maior. "Parecia um lugar sagrado, protegido pela graça divina", canta Henley. "Cantávamos em voz alta coisas que não podíamos dizer. Pensávamos que poderíamos mudar o mundo com palavras como amor e liberdade. Fazíamos parte da multidão solitária dentro do Sad Café." A nostalgia e o tom de despedida indicavam que o fim estava próximo.
Ainda antes disso, "New Kid in Town", lançada em 1976 no álbum "Hotel California", também trazia uma reflexão sobre a efemeridade do sucesso. Glenn Frey, que assumiu os vocais principais na canção, admitiu em 2003 que a banda já enxergava sua trajetória como uma caminhada incerta. "Sabíamos que estávamos percorrendo um corredor longo e tortuoso, mas apenas seguimos em frente", disse. Henley complementou: "Já estávamos narrando nossa própria queda. Sabíamos que fama e fortuna são passageiras e que alguém inevitavelmente viria nos substituir."
Como foi a separação do Eagles?
O Eagles entrou nos anos 1980 com sucesso comercial, mas profundamente dividido. O colapso da banda era inevitável. Apesar da separação, o Eagles ainda devia um álbum ao vivo à Elektra Records. "Eagles Live" (1980) foi mixado à distância, pois Frey e Don Henley se recusavam a dividir o mesmo estúdio. O encarte do disco refletiu o tom do fim: "Obrigado e boa noite." Após a separação, os integrantes seguiram carreiras solo. Joe Walsh teve algum sucesso inicial, enquanto os demais enfrentaram desafios. O Eagles só se reuniria 14 anos depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
A história da icônica capa de "Reign in Blood", do Slayer
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Após ter tocado com Ozzy, Gus G não pretende se juntar a outras bandas

Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O compositor mais famoso do século 19, segundo Don Henley do Eagles
Eagles anuncia edição deluxe do álbum "One of These Nights"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Eagles encerrará atividades em 2026, revela Don Henley
Ultimate Guitar: os 100 melhores solos de guitarra


