A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de novembro de 2025
Randall Herman Meisner (8 de março de 1946 – 26 de julho de 2023) foi músico, cantor, compositor e um dos membros fundadores do Eagles e do Poco. Ao longo de sua carreira, atuou principalmente como baixista e vocalista de apoio, além de ter sido coautor e voz principal do clássico "Take It To The Limit", um dos maiores sucessos do Eagles. Antes de morrer em 2023, Meisner relembrou em entrevistas resgatadas pela Far Out as origens da banda e revelou quais artistas serviram de base para a sonoridade que o grupo desenvolveria nos anos 1970.
Em uma conversa reproduzida pelo portal Far Out Magazine, o músico explicou que o Eagles foi formado com uma visão muito específica do que seria uma banda californiana ideal - uma mistura de harmonia vocal, country rock e apelo visual. "Com o Poco e o Eagles, há um fio musical em comum que passa por todos nós, com os discípulos sendo o Byrds, o Buffalo Springfield e o Flying Burrito Brothers", afirmou.

Meisner comentou que as influências eram evidentes desde o início. "Nós ouvíamos muito The Byrds e Buffalo Springfield. Eu era fã do baixo do Chris Hillman, ainda sou. Ele tocava com palheta, de forma direta - bem diferente do meu estilo -, mas eu ficava impressionado com o que ele fazia. Os discos dos Byrds eram excelentes. Até os Beatles adoravam o som deles. Era o jeito que eles se vestiam, o som que tinham... eles simplesmente tinham tudo."
Essas bandas foram fundamentais para moldar o som do Eagles, que unia o country rock de grupos como o Flying Burrito Brothers à sofisticação melódica do Buffalo Springfield e às harmonias vocais marcantes do Byrds. No entanto, apesar de toda a leveza aparente, Meisner destacou que o Eagles sempre teve uma natureza controlada e perfeccionista, comandada principalmente por Don Henley e Glenn Frey.
O baixista descreveu o grupo como uma formação "calculada", na qual cada detalhe - da execução musical à imagem pública - era minuciosamente pensado. Essa busca pela perfeição gerou tensão interna, especialmente durante as gravações de "Hotel California" (1976). Foi nesse período que Meisner deixou a banda, após desentendimentos com os colegas sobre o desgaste físico e emocional das turnês e apresentações.
Mesmo com os conflitos, a fórmula funcionou. O Eagles se tornou uma das bandas mais bem-sucedidas da história do rock norte-americano, misturando melodias suaves, vocais impecáveis e uma disciplina quase corporativa nos bastidores. "Eles foram uma das bandas mais paradoxais do rock moderno", escreveu o jornalista Callum MacHattie. "As belas harmonias e as melodias delicadas escondiam um grupo conhecido por seus atritos e pela intensidade de sua ambição."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
Por que o Pink Floyd é considerada uma banda "preguiçosa"?
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
Morre Randy Meisner, baixista fundador e um dos vocalistas do The Eagles
Por que os estúdios mais lendários do rock estão desaparecendo?
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
Ultimate Classic Rock: Top 10 de músicas sobre bruxas e bruxos
O endereço do Rock: 8 locais imortalizados em músicas famosas


