O disco que foi criado em meio ao luto e vendeu mais de 50 milhões de cópias
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de fevereiro de 2025
Fundada pelos irmãos Angus e Malcolm Young (ambos guitarristas), a banda AC/DC é uma das maiores instituições da história do rock and roll. Na ativa desde a década de 1970, o grupo é responsável por discos que sobreviveram muito bem ao teste do tempo e fazem sucesso até os dias atuais. O mais famoso, sem sombra de dúvidas, é "Back in Black".
AC/DC - Mais Novidades

Lançado em julho de 1980, "Back in Black" é o sétimo registro de estúdio do AC/DC. O álbum apresenta alguns dos maiores hits da banda liderada pelos irmãos Young, como a sua colossal faixa-título, "Hells Bells", "Shoot to Thrill" e a empolgante "You Shook Me All Night Long".
O período anterior ao lançamento de "Back in Black" foi bastante complicado para os integrantes do AC/DC, por uma razão muito triste. Bon Scott, que integrou o grupo por cerca de seis anos, faleceu no dia 19 de fevereiro de 1980. O lendário frontman, que gravou hits como "Highway to Hell" e "T.N.T.", morreu sufocado com o próprio vômito, após ter consumido altas doses de bebidas alcoólicas na noite anterior.

Como era de se imaginar, Angus ficou muito triste com a perda de seu amigo Bon. Durante entrevista concedida à Metal Hammer em 2008, o guitarrista contou como foi difícil superar a perda do vocalista.
"Ficamos com o coração partido. OK, sabíamos que o mundo havia perdido um grande talento e nossos fãs estavam arrasados. Mas nós, como banda, havíamos perdido muito mais. Tínhamos perdido uma pessoa com quem nos relacionávamos na vida. Honestamente, não sabíamos o que fazer com nós mesmos naquele momento."
Apesar da dor, os irmãos fundadores do AC/DC resolveram driblar a tristeza através da música. Eles se reuniram e começaram a trabalhar em novas canções, como Angus relembrou.

"Por fim, Malcolm me ligou e disse: 'Em vez de ficarmos sentados e nos lamentando, por que não trabalhamos um pouco? Pelo menos isso nos manterá unidos'. Então, fechamos as portas e não pensamos em gravadoras, gerentes ou algo do gênero. Apenas nos escondemos e trabalhamos em nossas músicas.
Malcolm e eu começamos a banda e, subconscientemente, suponho, não queríamos que ela acabasse. Não queríamos deixar as coisas inacabadas. De alguma forma, não podíamos nos virar e dizer: 'É isso, não vamos mais fazer isso'."
Malcolm e Angus uniram forças, mas precisavam de um vocalista. E a busca por um novo frontman não foi muito "escandalosa". Segundo Angus, eles não buscavam uma pessoa que simplesmente copiasse Bon.

"Sabíamos que tínhamos que enfrentar a questão de um novo vocalista. Mas não foi como se tivéssemos colocado um anúncio em um jornal de música que dizia: 'O AC/DC quer um novo vocalista'. Não, isso teria sido muito exagerado. Foi mais sutil do que isso. Pessoas como Bon são únicas. Elas são especiais. E não queríamos que alguém chegasse e o copiasse. Na verdade, queríamos alguém que fosse seu próprio personagem."
Brian Johnson, um rapaz inglês, fez o teste para o cargo que estava vago. E ele não estava muito confiante, no entanto, a chance de fazer a audição seria motivo para ele contar história aos seus amigos.
"Lembro-me de pensar comigo mesmo: ‘Oh, Brian, em que você se meteu?’", relata o cantor. "Mas eu não estava com medo, estava animado. Eu encarei a situação como se, bem, se eu fosse demitido, pudesse dizer aos meus amigos que estive no AC/DC por algumas semanas e que tive boas férias em Londres".

No fim das contas, Brian foi escolhido como substituto de Bon e gravou "Back in Black". Aparentemente, a escolha foi um acerto, já que o álbum vendeu mais de 50 milhões de cópias e se tornou uma das obras musicais mais vendidas de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps