O disco que foi criado em meio ao luto e vendeu mais de 50 milhões de cópias
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de fevereiro de 2025
Fundada pelos irmãos Angus e Malcolm Young (ambos guitarristas), a banda AC/DC é uma das maiores instituições da história do rock and roll. Na ativa desde a década de 1970, o grupo é responsável por discos que sobreviveram muito bem ao teste do tempo e fazem sucesso até os dias atuais. O mais famoso, sem sombra de dúvidas, é "Back in Black".
AC/DC - Mais Novidades
Lançado em julho de 1980, "Back in Black" é o sétimo registro de estúdio do AC/DC. O álbum apresenta alguns dos maiores hits da banda liderada pelos irmãos Young, como a sua colossal faixa-título, "Hells Bells", "Shoot to Thrill" e a empolgante "You Shook Me All Night Long".
O período anterior ao lançamento de "Back in Black" foi bastante complicado para os integrantes do AC/DC, por uma razão muito triste. Bon Scott, que integrou o grupo por cerca de seis anos, faleceu no dia 19 de fevereiro de 1980. O lendário frontman, que gravou hits como "Highway to Hell" e "T.N.T.", morreu sufocado com o próprio vômito, após ter consumido altas doses de bebidas alcoólicas na noite anterior.
Como era de se imaginar, Angus ficou muito triste com a perda de seu amigo Bon. Durante entrevista concedida à Metal Hammer em 2008, o guitarrista contou como foi difícil superar a perda do vocalista.
"Ficamos com o coração partido. OK, sabíamos que o mundo havia perdido um grande talento e nossos fãs estavam arrasados. Mas nós, como banda, havíamos perdido muito mais. Tínhamos perdido uma pessoa com quem nos relacionávamos na vida. Honestamente, não sabíamos o que fazer com nós mesmos naquele momento."
Apesar da dor, os irmãos fundadores do AC/DC resolveram driblar a tristeza através da música. Eles se reuniram e começaram a trabalhar em novas canções, como Angus relembrou.
"Por fim, Malcolm me ligou e disse: 'Em vez de ficarmos sentados e nos lamentando, por que não trabalhamos um pouco? Pelo menos isso nos manterá unidos'. Então, fechamos as portas e não pensamos em gravadoras, gerentes ou algo do gênero. Apenas nos escondemos e trabalhamos em nossas músicas.
Malcolm e eu começamos a banda e, subconscientemente, suponho, não queríamos que ela acabasse. Não queríamos deixar as coisas inacabadas. De alguma forma, não podíamos nos virar e dizer: 'É isso, não vamos mais fazer isso'."
Malcolm e Angus uniram forças, mas precisavam de um vocalista. E a busca por um novo frontman não foi muito "escandalosa". Segundo Angus, eles não buscavam uma pessoa que simplesmente copiasse Bon.
"Sabíamos que tínhamos que enfrentar a questão de um novo vocalista. Mas não foi como se tivéssemos colocado um anúncio em um jornal de música que dizia: 'O AC/DC quer um novo vocalista'. Não, isso teria sido muito exagerado. Foi mais sutil do que isso. Pessoas como Bon são únicas. Elas são especiais. E não queríamos que alguém chegasse e o copiasse. Na verdade, queríamos alguém que fosse seu próprio personagem."
Brian Johnson, um rapaz inglês, fez o teste para o cargo que estava vago. E ele não estava muito confiante, no entanto, a chance de fazer a audição seria motivo para ele contar história aos seus amigos.
"Lembro-me de pensar comigo mesmo: ‘Oh, Brian, em que você se meteu?’", relata o cantor. "Mas eu não estava com medo, estava animado. Eu encarei a situação como se, bem, se eu fosse demitido, pudesse dizer aos meus amigos que estive no AC/DC por algumas semanas e que tive boas férias em Londres".
No fim das contas, Brian foi escolhido como substituto de Bon e gravou "Back in Black". Aparentemente, a escolha foi um acerto, já que o álbum vendeu mais de 50 milhões de cópias e se tornou uma das obras musicais mais vendidas de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"

O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
Para Alex Skolnick, Angus Young (AC/DC) merecia maior reconhecimento como guitarrista
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
O hit esquecido de 1967 que ajudou a abrir caminho para o AC/DC
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica


