O motivo de Ian Anderson se sentir um charlatão em show com os Stones
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2025
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Em dezembro de 1968, Jethro Tull participou do The Rolling Stones Rock and Roll Circus, um especial de TV que reuniu grandes nomes do rock. Na época, a banda precisava de um novo guitarrista após a saída de Mick Abrahams, e Tony Iommi, que ainda estava no Earth (futuro Black Sabbath), foi chamado para a gravação. No entanto, a apresentação não foi totalmente ao vivo, o que deixou Ian Anderson desconfortável.
Jethro Tull - Mais Novidades
Em entrevista ao programa Out Of The Box, da rádio Q104.3, Anderson explicou que apenas sua voz foi captada ao vivo. O resto da banda tocava sobre uma base pré-gravada, incluindo Iommi, que apenas fingia tocar a guitarra. "Foi um pouco embaraçoso, porque todos os outros estavam realmente tocando ao vivo", disse. "Eu me senti um charlatão, mas era o que tínhamos que fazer. Explicamos a situação e eles aceitaram", disse Ian, em transcrição feita pelo Blabbermouth.
Além da limitação técnica, havia outro fator: Iommi parecia incomodado por estar ali. "Ele manteve o chapéu abaixado para que os colegas de banda não o reconhecessem tocando com o Jethro Tull", lembrou Anderson. Pouco depois do evento, o guitarrista saiu da banda e voltou ao Earth, que se transformaria no Black Sabbath no ano seguinte.
Mesmo assim, Anderson guarda boas lembranças do breve período com Iommi. "Ele se divertiu tocando conosco e somos bons amigos até hoje. Mas o estilo dele sempre esteve ligado ao que o Sabbath estava criando. Foi lá que tudo realmente começou", afirmou.
Já Iommi, de sua parte, admite que a filmagem é "muita engraçada" nos dias de hoje: "Eu não me sentia muito confortável com aquilo. Mesmo quando eu fui para o ensaio com eles, eu levei Geezer (Butler) comigo. Eu lhe disse depois: 'Eu não me sinto feliz com isso'. Só achava estranho. Eu disse (ao Butler): "Vamos voltar com a banda". Eu ficava perguntando para (ex-baixista dos Stones) Bill Wyman, cada vez que eu o via: 'Você tem uma cópia desse programa ainda?'. Ele disse que ia me dar uma, e ele nunca me deu. Eventualmente, é claro, a gravação foi lançada - e eu consegui uma cópia", disse o guitarrista, admitindo ainda que ele aprendeu muita coisa importante no curto período em que integrou a banda de Ian Anderson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire

Ex-Jethro Tull, Martin Barre não se considera um guitarrista subestimado
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows
Rain List: Músicas para um dia de chuva


