O motivo de Ian Anderson se sentir um charlatão em show com os Stones
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2025
Em dezembro de 1968, Jethro Tull participou do The Rolling Stones Rock and Roll Circus, um especial de TV que reuniu grandes nomes do rock. Na época, a banda precisava de um novo guitarrista após a saída de Mick Abrahams, e Tony Iommi, que ainda estava no Earth (futuro Black Sabbath), foi chamado para a gravação. No entanto, a apresentação não foi totalmente ao vivo, o que deixou Ian Anderson desconfortável.
Jethro Tull - Mais Novidades
Em entrevista ao programa Out Of The Box, da rádio Q104.3, Anderson explicou que apenas sua voz foi captada ao vivo. O resto da banda tocava sobre uma base pré-gravada, incluindo Iommi, que apenas fingia tocar a guitarra. "Foi um pouco embaraçoso, porque todos os outros estavam realmente tocando ao vivo", disse. "Eu me senti um charlatão, mas era o que tínhamos que fazer. Explicamos a situação e eles aceitaram", disse Ian, em transcrição feita pelo Blabbermouth.
Além da limitação técnica, havia outro fator: Iommi parecia incomodado por estar ali. "Ele manteve o chapéu abaixado para que os colegas de banda não o reconhecessem tocando com o Jethro Tull", lembrou Anderson. Pouco depois do evento, o guitarrista saiu da banda e voltou ao Earth, que se transformaria no Black Sabbath no ano seguinte.
Mesmo assim, Anderson guarda boas lembranças do breve período com Iommi. "Ele se divertiu tocando conosco e somos bons amigos até hoje. Mas o estilo dele sempre esteve ligado ao que o Sabbath estava criando. Foi lá que tudo realmente começou", afirmou.
Já Iommi, de sua parte, admite que a filmagem é "muita engraçada" nos dias de hoje: "Eu não me sentia muito confortável com aquilo. Mesmo quando eu fui para o ensaio com eles, eu levei Geezer (Butler) comigo. Eu lhe disse depois: 'Eu não me sinto feliz com isso'. Só achava estranho. Eu disse (ao Butler): "Vamos voltar com a banda". Eu ficava perguntando para (ex-baixista dos Stones) Bill Wyman, cada vez que eu o via: 'Você tem uma cópia desse programa ainda?'. Ele disse que ia me dar uma, e ele nunca me deu. Eventualmente, é claro, a gravação foi lançada - e eu consegui uma cópia", disse o guitarrista, admitindo ainda que ele aprendeu muita coisa importante no curto período em que integrou a banda de Ian Anderson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
O importante encontro do Iron Maiden com a MTV que quase ninguém cita
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock

Os 3 álbuns do Jethro Tull que Ian Anderson considera os mais importantes
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Guitarrista Martin Barre, ex-Jethro Tull, anuncia autobiografia
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
Jethro Tull: Led Zeppelin eram Deuses do Rock, nós éramos a humilde banda de abertura
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80


