O motivo de Ian Anderson se sentir um charlatão em show com os Stones
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2025
Em dezembro de 1968, Jethro Tull participou do The Rolling Stones Rock and Roll Circus, um especial de TV que reuniu grandes nomes do rock. Na época, a banda precisava de um novo guitarrista após a saída de Mick Abrahams, e Tony Iommi, que ainda estava no Earth (futuro Black Sabbath), foi chamado para a gravação. No entanto, a apresentação não foi totalmente ao vivo, o que deixou Ian Anderson desconfortável.
Jethro Tull - Mais Novidades
Em entrevista ao programa Out Of The Box, da rádio Q104.3, Anderson explicou que apenas sua voz foi captada ao vivo. O resto da banda tocava sobre uma base pré-gravada, incluindo Iommi, que apenas fingia tocar a guitarra. "Foi um pouco embaraçoso, porque todos os outros estavam realmente tocando ao vivo", disse. "Eu me senti um charlatão, mas era o que tínhamos que fazer. Explicamos a situação e eles aceitaram", disse Ian, em transcrição feita pelo Blabbermouth.
Além da limitação técnica, havia outro fator: Iommi parecia incomodado por estar ali. "Ele manteve o chapéu abaixado para que os colegas de banda não o reconhecessem tocando com o Jethro Tull", lembrou Anderson. Pouco depois do evento, o guitarrista saiu da banda e voltou ao Earth, que se transformaria no Black Sabbath no ano seguinte.
Mesmo assim, Anderson guarda boas lembranças do breve período com Iommi. "Ele se divertiu tocando conosco e somos bons amigos até hoje. Mas o estilo dele sempre esteve ligado ao que o Sabbath estava criando. Foi lá que tudo realmente começou", afirmou.
Já Iommi, de sua parte, admite que a filmagem é "muita engraçada" nos dias de hoje: "Eu não me sentia muito confortável com aquilo. Mesmo quando eu fui para o ensaio com eles, eu levei Geezer (Butler) comigo. Eu lhe disse depois: 'Eu não me sinto feliz com isso'. Só achava estranho. Eu disse (ao Butler): "Vamos voltar com a banda". Eu ficava perguntando para (ex-baixista dos Stones) Bill Wyman, cada vez que eu o via: 'Você tem uma cópia desse programa ainda?'. Ele disse que ia me dar uma, e ele nunca me deu. Eventualmente, é claro, a gravação foi lançada - e eu consegui uma cópia", disse o guitarrista, admitindo ainda que ele aprendeu muita coisa importante no curto período em que integrou a banda de Ian Anderson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O Big 4 do rock progressivo, de acordo com Ian Anderson, do Jethro Tull


