Tony Iommi conta o que aprendeu enquanto integrou o Jethro Tull
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de novembro de 2024
Tony Iommi é mundialmente conhecido por ser guitarrista e membro fundador do Black Sabbath, grupo considerado o criador do Heavy Metal. Seu curriculum profissional também apresenta uma rápida passagem por outro nome importante da música, o Jethro Tull.
Tony Iommi - Mais Novidades
O maior criador de riffs de todos os tempos integrou o Jethro Tull por pouco tempo, no final da década de 1960, quando o Sabbath ainda não havia se tornado um monstro do Metal. Em recente entrevista concedida à Guitar World, Iommi relembrou a experiência.
"Fizemos um show com o Jethro Tull na noite em que Mick Abrahams foi demitido ou saiu da banda - não sei o que aconteceu. Eu os vi passando bilhetes um para o outro no palco e achei estranho. Depois do show, perguntaram se eu estaria interessado em fazer parte da banda, o que foi realmente surpreendente."
"Tive que ir a Londres fazer um teste, pois havia muitos guitarristas interessados. Vi todos aqueles músicos esperando na fila e pensei: ‘Ah, não, deixa pra lá’. Mas um dos membros da equipe me viu e disse para ir em um café do outro lado da rua. Eles me buscaram quando todos já tinham ido embora. Toquei e eles me disseram que eu tinha conseguido a vaga."
Na sequência, Iommi contou o que aprendeu durante o período que tocou no Jethro Tull. Ele também apontou as diferenças existentes entre o Sabbath e o grupo comandado pelo vocalista Ian Anderson.
"Foi uma coisa bem diferente para mim. Um grande passo naquela época. Foi muito importante para eu até mesmo sair de Birmingham. Foi assim que tudo aconteceu. E certamente foi uma boa experiência para mim, porque aprendi muito sobre como eles trabalhavam e como Ian Anderson dirigia a banda."
"Eles ensaiavam em um horário fixo todas as manhãs, às nove horas ou algo assim, e depois faziam uma pausa para o almoço. Era um pouco como ir para o trabalho, na verdade. No Black Sabbath, nunca fizemos isso. Nós nos reuníamos quando queríamos, provavelmente depois do meio-dia. Aqueles inícios de manhã cedo eram um pouco chocantes. Foi bom aprender como as outras pessoas trabalham."
"Se você quer uma carreira na música, precisa levá-la a sério. Foi sobre isso que conversei com meus colegas do Black Sabbath. Depois de algumas coisas com o Tull, incluindo o The Rolling Stones Rock and Roll Circus, eu saí e disse aos caras do Sabbath: ‘Vamos nos reunir, mas temos que trabalhar e colocar tudo o que temos nele'. Eles concordaram."
Iommi então se dedicou exclusivamente ao Black Sabbath. E o resto é história.
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
As bandas cultuadas que Mark Knopfler não curte por serem o oposto do que ele busca na música
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho


