Tony Iommi conta o que aprendeu enquanto integrou o Jethro Tull
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de novembro de 2024
Tony Iommi é mundialmente conhecido por ser guitarrista e membro fundador do Black Sabbath, grupo considerado o criador do Heavy Metal. Seu curriculum profissional também apresenta uma rápida passagem por outro nome importante da música, o Jethro Tull.
Tony Iommi - Mais Novidades
O maior criador de riffs de todos os tempos integrou o Jethro Tull por pouco tempo, no final da década de 1960, quando o Sabbath ainda não havia se tornado um monstro do Metal. Em recente entrevista concedida à Guitar World, Iommi relembrou a experiência.
"Fizemos um show com o Jethro Tull na noite em que Mick Abrahams foi demitido ou saiu da banda - não sei o que aconteceu. Eu os vi passando bilhetes um para o outro no palco e achei estranho. Depois do show, perguntaram se eu estaria interessado em fazer parte da banda, o que foi realmente surpreendente."
"Tive que ir a Londres fazer um teste, pois havia muitos guitarristas interessados. Vi todos aqueles músicos esperando na fila e pensei: ‘Ah, não, deixa pra lá’. Mas um dos membros da equipe me viu e disse para ir em um café do outro lado da rua. Eles me buscaram quando todos já tinham ido embora. Toquei e eles me disseram que eu tinha conseguido a vaga."
Na sequência, Iommi contou o que aprendeu durante o período que tocou no Jethro Tull. Ele também apontou as diferenças existentes entre o Sabbath e o grupo comandado pelo vocalista Ian Anderson.
"Foi uma coisa bem diferente para mim. Um grande passo naquela época. Foi muito importante para eu até mesmo sair de Birmingham. Foi assim que tudo aconteceu. E certamente foi uma boa experiência para mim, porque aprendi muito sobre como eles trabalhavam e como Ian Anderson dirigia a banda."
"Eles ensaiavam em um horário fixo todas as manhãs, às nove horas ou algo assim, e depois faziam uma pausa para o almoço. Era um pouco como ir para o trabalho, na verdade. No Black Sabbath, nunca fizemos isso. Nós nos reuníamos quando queríamos, provavelmente depois do meio-dia. Aqueles inícios de manhã cedo eram um pouco chocantes. Foi bom aprender como as outras pessoas trabalham."
"Se você quer uma carreira na música, precisa levá-la a sério. Foi sobre isso que conversei com meus colegas do Black Sabbath. Depois de algumas coisas com o Tull, incluindo o The Rolling Stones Rock and Roll Circus, eu saí e disse aos caras do Sabbath: ‘Vamos nos reunir, mas temos que trabalhar e colocar tudo o que temos nele'. Eles concordaram."
Iommi então se dedicou exclusivamente ao Black Sabbath. E o resto é história.
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A grande lição que Blaze Bayley aprendeu com Paul Di'Anno; "não sabem disso sobre ele"
A emocionante "mensagem de despedida" que Johnny Ramone deixou em sua biografia
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos

Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull

Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
Os 5 melhores riffs de Tony Iommi no Black Sabbath, segundo Zakk Wylde


