Tony Iommi conta o que aprendeu enquanto integrou o Jethro Tull
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de novembro de 2024
Tony Iommi é mundialmente conhecido por ser guitarrista e membro fundador do Black Sabbath, grupo considerado o criador do Heavy Metal. Seu curriculum profissional também apresenta uma rápida passagem por outro nome importante da música, o Jethro Tull.
Tony Iommi - Mais Novidades
O maior criador de riffs de todos os tempos integrou o Jethro Tull por pouco tempo, no final da década de 1960, quando o Sabbath ainda não havia se tornado um monstro do Metal. Em recente entrevista concedida à Guitar World, Iommi relembrou a experiência.
"Fizemos um show com o Jethro Tull na noite em que Mick Abrahams foi demitido ou saiu da banda - não sei o que aconteceu. Eu os vi passando bilhetes um para o outro no palco e achei estranho. Depois do show, perguntaram se eu estaria interessado em fazer parte da banda, o que foi realmente surpreendente."
"Tive que ir a Londres fazer um teste, pois havia muitos guitarristas interessados. Vi todos aqueles músicos esperando na fila e pensei: ‘Ah, não, deixa pra lá’. Mas um dos membros da equipe me viu e disse para ir em um café do outro lado da rua. Eles me buscaram quando todos já tinham ido embora. Toquei e eles me disseram que eu tinha conseguido a vaga."
Na sequência, Iommi contou o que aprendeu durante o período que tocou no Jethro Tull. Ele também apontou as diferenças existentes entre o Sabbath e o grupo comandado pelo vocalista Ian Anderson.
"Foi uma coisa bem diferente para mim. Um grande passo naquela época. Foi muito importante para eu até mesmo sair de Birmingham. Foi assim que tudo aconteceu. E certamente foi uma boa experiência para mim, porque aprendi muito sobre como eles trabalhavam e como Ian Anderson dirigia a banda."
"Eles ensaiavam em um horário fixo todas as manhãs, às nove horas ou algo assim, e depois faziam uma pausa para o almoço. Era um pouco como ir para o trabalho, na verdade. No Black Sabbath, nunca fizemos isso. Nós nos reuníamos quando queríamos, provavelmente depois do meio-dia. Aqueles inícios de manhã cedo eram um pouco chocantes. Foi bom aprender como as outras pessoas trabalham."
"Se você quer uma carreira na música, precisa levá-la a sério. Foi sobre isso que conversei com meus colegas do Black Sabbath. Depois de algumas coisas com o Tull, incluindo o The Rolling Stones Rock and Roll Circus, eu saí e disse aos caras do Sabbath: ‘Vamos nos reunir, mas temos que trabalhar e colocar tudo o que temos nele'. Eles concordaram."
Iommi então se dedicou exclusivamente ao Black Sabbath. E o resto é história.
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Immortal anuncia box-set com sua discografia completa em vinil para 2027
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"


