Tony Iommi conta o que aprendeu enquanto integrou o Jethro Tull
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de novembro de 2024
Tony Iommi é mundialmente conhecido por ser guitarrista e membro fundador do Black Sabbath, grupo considerado o criador do Heavy Metal. Seu curriculum profissional também apresenta uma rápida passagem por outro nome importante da música, o Jethro Tull.
Tony Iommi - Mais Novidades
O maior criador de riffs de todos os tempos integrou o Jethro Tull por pouco tempo, no final da década de 1960, quando o Sabbath ainda não havia se tornado um monstro do Metal. Em recente entrevista concedida à Guitar World, Iommi relembrou a experiência.
"Fizemos um show com o Jethro Tull na noite em que Mick Abrahams foi demitido ou saiu da banda - não sei o que aconteceu. Eu os vi passando bilhetes um para o outro no palco e achei estranho. Depois do show, perguntaram se eu estaria interessado em fazer parte da banda, o que foi realmente surpreendente."
"Tive que ir a Londres fazer um teste, pois havia muitos guitarristas interessados. Vi todos aqueles músicos esperando na fila e pensei: ‘Ah, não, deixa pra lá’. Mas um dos membros da equipe me viu e disse para ir em um café do outro lado da rua. Eles me buscaram quando todos já tinham ido embora. Toquei e eles me disseram que eu tinha conseguido a vaga."
Na sequência, Iommi contou o que aprendeu durante o período que tocou no Jethro Tull. Ele também apontou as diferenças existentes entre o Sabbath e o grupo comandado pelo vocalista Ian Anderson.
"Foi uma coisa bem diferente para mim. Um grande passo naquela época. Foi muito importante para eu até mesmo sair de Birmingham. Foi assim que tudo aconteceu. E certamente foi uma boa experiência para mim, porque aprendi muito sobre como eles trabalhavam e como Ian Anderson dirigia a banda."
"Eles ensaiavam em um horário fixo todas as manhãs, às nove horas ou algo assim, e depois faziam uma pausa para o almoço. Era um pouco como ir para o trabalho, na verdade. No Black Sabbath, nunca fizemos isso. Nós nos reuníamos quando queríamos, provavelmente depois do meio-dia. Aqueles inícios de manhã cedo eram um pouco chocantes. Foi bom aprender como as outras pessoas trabalham."
"Se você quer uma carreira na música, precisa levá-la a sério. Foi sobre isso que conversei com meus colegas do Black Sabbath. Depois de algumas coisas com o Tull, incluindo o The Rolling Stones Rock and Roll Circus, eu saí e disse aos caras do Sabbath: ‘Vamos nos reunir, mas temos que trabalhar e colocar tudo o que temos nele'. Eles concordaram."
Iommi então se dedicou exclusivamente ao Black Sabbath. E o resto é história.
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"

Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
Os guitarristas que influenciaram Tony Iommi, fundador do Black Sabbath
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos


