A banda contemporânea que, para Geddy Lee, mantém viva a tradição do Yes
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
O Rush construiu uma das carreiras mais marcantes do rock, navegando por diferentes sonoridades ao longo das décadas. Se nos anos 70 foram influenciados pelo hard rock e flertaram com o progressivo, nos anos 80 incorporaram elementos da new wave e dos sintetizadores, adaptando-se às tendências sem comprometer sua identidade.
Rush - Mais Novidades
Já nos anos 90, com o grunge dominando as paradas, passaram a adotar um som mais direto, refletindo as mudanças na indústria musical. Foi justamente nesse período que Geddy Lee começou a se sentir desmotivado em relação à música contemporânea. No entanto, uma banda surgiu e despertou sua atenção a ponto de fazê-lo compará-la a um de seus maiores ídolos: o Yes.
"Para mim, o Radiohead prosseguiu com a tradição de bandas como o Yes. Eles sempre estão se aventurando e sendo desafiadores, e ainda assim conseguem se manter no topo. Eu adoro a forma como eles mesclam o antigo e o novo, incluindo batidas e instrumentação contemporâneas", afirmou o baixista.
Embora admire a ousadia do Radiohead em explorar novas sonoridades, Lee destaca que a essência da banda vai além da experimentação. "Eles ainda têm ótimas músicas como o ponto central, especialmente no álbum 'OK Computer', que me empolgou completamente e me deu esperança para o futuro. Uma grande música em todos os sentidos da palavra", declarou.
A admiração de Geddy Lee pelo Yes e pelo rock progressivo é algo que o acompanhou desde a juventude. Ele recorda que, quando a banda britânica tocou no Canadá, chegou a passar a noite na fila para garantir um lugar na segunda fila do show. "Eles ainda são a única banda pela qual eu esperaria a noite toda para ver!", revelou. Além disso, o vocalista e baixista do Rush já declarou que "And You And I", do Yes, é uma das poucas músicas que consegue emocioná-lo a ponto de fazê-lo chorar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"


