A inovadora banda que resgatou em Geddy Lee a fé na música
Por Bruce William
Postado em 30 de outubro de 2023
O Rush é uma das bandas mais notáveis da história do rock, com uma carreira marcada por uma notável evolução musical e uma certa dose de experimentação. Eles começaram sua carreira nos anos setenta, a princípio seguindo por uma linha mais hard rock, mas era uma época em que o rock progressivo estava em seu auge e seu som foi aos poucos sendo influenciado por esse gênero, e eles passaram a produzir obras com uma boa pegada progressiva, sem deixar de lado a abordagem roqueira mais pesada em longas composições complexas recheadas de instrumentais virtuosos.
Nos anos oitenta o Rush começou a incorporar elementos do gênero New Wave em seu som. Isso pode ser notado em álbuns como "Signals" e "Grace Under Pressure," nos quais a banda adotou uma abordagem mais acessível e sintetizadores, explorando uma sonoridade mais contemporânea. Eles não aderiram completamente ao movimento New Wave, mas incorporaram bastante influências desse período em sua música.
Ao longo dos anos noventa, época em que o movimento grunge estava no auge, os álbuns do Rush começaram a resgatar um bocado da simplicidade do rock, mas eventos como a morte de Kurt Cobain deixaram claro que as coisas andavam estranhas, e Geddy Lee foi um dos músicos que começou a se sentir desanimado com a música em geral, conforme notou a Far Out.
Até que uma banda lançou um trabalho que realmente chamou a atenção do baixista, a ponto dele fazer uma comparação com seus heróis do Yes: "Para mim, o Radiohead prosseguiu com a tradição de bandas como o Yes, eles sempre estão se aventurando e sendo desafiadores, e ainda assim conseguem se manter no topo, de fato. Eu adoro a forma como eles mesclam o antigo e o novo, incluindo batidas e instrumentação contemporâneas", disse o baixista para The Quietus.
E embora Lee tenha uma admiração muito grande pelo lado experimental do Radiohead, um dos pontos que ele ressalta é que a música sempre vêm em primeiro lugar. "Eles ainda têm ótimas músicas como o ponto central, especialmente no álbum 'OK Computer', que me empolgou completamente e me deu esperança para o futuro. Uma grande música em todos os sentidos da palavra".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps