O álbum do Led Zeppelin que foi "o disco certo na hora certa", segundo Jimmy Page
Por André Garcia
Postado em 29 de março de 2025
No rock há muitos álbuns que considerados bons quando lançados, mas que com o passar do tempo foram considerados ruins. O contrário também acontece: discos que floparam em seu lançamento, mas que com o passar do tempo foram reconhecidos uma obra-prima.
Um dos melhores exemplos disso é "Velvet Underground & Nico" (1967) — um tremendo fracasso comercial na época, mas hoje é visto como um dos álbuns mais importantes da história do rock alternativo.
Tem até uma citação atribuída a Brian Eno (mas que ele não se lembra de ter dito), de que só 10 mil pessoas compraram o "Velvet Underground & Nico", mas que cada uma delas formou uma banda.

Portanto, no mundo do rock, mais importante do que gravar um álbum fantástico é lançar o álbum certo na época certa. Conforme publicado pela Far Out Magazine, Jimmy Page em entrevista para o The Independent declarou que o disco certo que o Led Zeppelin lançou na hora certa foi o "Physical Graffiti" (1975):

"Physical Graffiti' foi o primeiro do Led Zeppelin produzido por nossa própria gravadora, foi o álbum certo na hora certa. Tínhamos material que havia sobrado do quarto álbum e que merecia ser ouvido."

"Outras bandas já tinham lançado álbuns duplos [como Beatles, Bob Dylan e Frank Zappa], só que eu estava muito interessado em fazer um álbum duplo que mostrasse tudo o que éramos capazes de fazer. Tudo desde os instrumentais sensíveis de guitarra até a densidade de algo como 'In the Light' e a urgência de algo como 'In My Time of Dying'. Cada faixa tem sua própria cara."
Considerado por muitos o melhor álbum do Led Zeppelin em termos musicais, "Physical Graffiti" foi resultado de várias sessões de gravação diferentes. E, como dito por Page, entrou no disco também sobras de trabalhos anteriores. Esse foi o caso, por exemplo, de "Down by the Seaside" — que já havia ficado de fora do "Led Zeppelin IV" (1971) e do "Houses of the Holy" (1973) porque sua sonoridade não combinava com eles.

O maior hit do "Physical Graffiti" foi "Kashmir", a "música perfeita do Led Zeppelin" para Robert Plant. Conforme já publicado aqui no Whiplash.Net, o vocalista em entrevista para a Classic Rock já declarou:
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do Led Zeppelin."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps