A decepção de Geddy Lee e Alex Lifeson com decisão de Neil Peart sobre fim do Rush
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de março de 2025
A turnê de despedida do Rush, uma das maiores bandas do rock progressivo, foi planejada com cuidado e encerrou uma trajetória de quatro décadas com classe. Mas para Alex Lifeson e Geddy Lee, a sensação de missão cumprida veio acompanhada de um gosto amargo. Em entrevista ao programa Q, da CBC Radio One (via Ultimate Guitar), Lifeson revelou que ele e Geddy sentiram ressentimento por não conseguirem continuar por mais tempo.

"A turnê foi ótima, uma retrospectiva desde a última até a primeira. A gente queria estender por mais 20 ou 30 shows. Queríamos muito tocar na Europa, especialmente no Reino Unido, onde temos muitos fãs. Mas o Neil foi categórico: estava encerrado", contou Lifeson.
A "R40 Tour", que celebrou os 40 anos da entrada de Neil Peart na banda, reuniu mais de 12 mil fãs por noite em 35 apresentações. Mesmo antes de saberem da doença que levaria Peart à morte, a banda já havia decidido parar.
"Neil fez isso por 40 anos. Ele tinha o trabalho mais duro da banda. E ele sentia que, se não pudesse tocar a 100%, estava fora", disse o guitarrista. "Ged e eu ficamos decepcionados. Diria até que ficamos um pouco amargos."
Apesar da frustração, a transição para a vida fora dos palcos não foi difícil. Lifeson se tornou mais caseiro, aproveitou o tempo com os netos e redescobriu outros caminhos. "Você começa a pensar em outras coisas boas da vida que quer fazer. A saudade existe, mas dá pra seguir."
A morte de Neil Peart
A morte de Neil Peart, em janeiro de 2020, deixou uma marca profunda. Assim como aconteceu em 1997, quando Peart perdeu a filha, Lifeson deixou de tocar guitarra por um ano.
"Fiquei sem vontade. A beleza e o amor pela música desapareceram. A mesma coisa aconteceu quando o Neil se foi. Não queria tocar. Simplesmente não era a mesma coisa."
Para lidar com o luto, o guitarrista adotou uma regra pessoal: um ano de luto, depois um recomeço. Foi assim que surgiu o Envy of None, seu novo projeto, cuja proposta sonora é distante do que o Rush fazia — mais etérea e experimental.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan


A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"


