Para Gilmour, essa é a melhor canção lançada pelo Pink Floyd após a saída de Waters
Por Bruce William
Postado em 20 de março de 2025
Perder um integrante-chave é sempre um desafio para qualquer banda, e com o Pink Floyd não foi diferente. Roger Waters saiu em meados dos anos 80, alegando que a banda não poderia continuar sem ele. Mas David Gilmour não se abalou, pois considerou aquilo um processo de libertação, seguiu em frente e, aos poucos, construiu uma nova identidade para o grupo, culminando no álbum "The Division Bell" (1994).
Pink Floyd - Mais Novidades
Entre as faixas do disco, uma em particular chamou a atenção de Gilmour. "High Hopes" não só encerrava o álbum como também se tornou uma das músicas mais emblemáticas dessa fase da banda. O guitarrista e vocalista do Floyd não esconde sua admiração pela canção: "É uma das minhas favoritas de todos os tempos do Pink Floyd", disse em uma fala publicada na Far Out.
A música explora temas de nostalgia e reflexão, com letras que falam sobre oportunidades perdidas e tempos que não voltam mais. A atmosfera melancólica é reforçada pelo uso do sino que faz uma ligação com o título do álbum. A combinação de letra, arranjo e o inesquecível solo de Gilmour (mais um!) faz dela um destaque na discografia da banda.
Curiosamente, muitos fãs veem "High Hopes" como um paralelo à relação de Gilmour com Waters. Versos como "The grass was greener, the light was brighter" ("A grama era mais verde, a luz era mais brilhante") podem ser interpretados como uma lembrança dos dias em que o grupo ainda estava unido. Embora a música não tenha sido escrita diretamente sobre essa dinâmica, a leitura não deixa de ser válida.
O Pink Floyd ainda lançaria um último álbum, "The Endless River" (2014), mas "High Hopes" é frequentemente lembrada como o verdadeiro encerramento da banda. Seu impacto e o apreço de Gilmour pela faixa consolidam seu status como um dos grandes momentos do grupo após a saída de Waters, algo com o qual Gilmour concorda plenamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil


A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


