Por que Ghost não funcionou como inspiração para nova banda de Tony Kakko
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de março de 2025
Após anos à frente do Sonata Arctica, Tony Kakko decidiu explorar um novo caminho musical com o Himmelkraft, um projeto paralelo que mistura elementos de power metal com uma narrativa conceitual curiosa.
O grupo, que assinou recentemente com a Reaper Entertainment, traz uma identidade própria e um universo inspirado em uma sociedade secreta que se prepara para um possível apocalipse. O vocalista revelou em entrevista a Gustavo Maiato que a ideia inicial era manter um certo mistério em torno da banda – algo semelhante ao que o Ghost fez em seus primeiros anos. No entanto, ele percebeu rapidamente que isso não funcionaria da mesma forma para o Himmelkraft.
"O mundo carece de mistério. As pessoas morrem de curiosidade por saber coisas que seria melhor não saber", explicou Kakko. A intenção era manter o anonimato dos músicos e criar um ar de segredo em torno da banda, mas logo ficou evidente que esconder sua identidade não seria uma opção viável. "Primeiramente, eu seria reconhecido imediatamente pela minha voz. Não dá para esconder. Eu pareço MUITO com o Tony do Sonata Arctica, não é?"
Além da dificuldade de manter o segredo, o vocalista também percebeu que essa abordagem poderia limitar o crescimento do projeto. "É bem mais fácil comercializar um novo projeto se há um ‘nome’ por trás dele", comentou. No entanto, ele reconhece que isso pode ter um lado negativo: "Certamente, é fácil chamar a atenção dos fãs do Sonata, pelo menos até certo ponto, e eles podem até gostar do que ouvem. Mas, por outro lado, há muitas pessoas que não gostam nada do Sonata e que poderiam curtir o Himmelkraft, mas ficam totalmente desencorajadas por essa óbvia ligação na parte de marketing e tudo mais."
Mesmo abandonando a ideia do anonimato, o Himmelkraft mantém um conceito forte e bem estruturado. "É uma sociedade underground, um ‘mundo’, formado e construído no início dos anos 1900 para funcionar como um ‘cofre do juízo final’ da humanidade, operando em segredo e se preparando para o momento em que o mundo, como o conhecemos, chegará ao fim por causa das nossas próprias ações", detalhou Kakko.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Família fez Tobias Forge dar uma pausa nas atividades do Ghost
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Cinco músicas do ABBA que ganharam ótimas versões pesadas
James Hetfield, do Metallica, fala sobre a sensação Ghost


