O visual sombrio do Ghost é o único responsável pelo sucesso da banda sueca?
Por Bruce William
Postado em 30 de maio de 2023
O Ghost ficou marcado por sua abordagem única ao combinar um visual teatral e sombrio com uma música que apresenta um contraste surpreendente. Com seus trajes extravagantes e maquiagem macabra, a banda cria uma persona misteriosa e sombria no palco, remetendo à estética do rock gótico. No entanto, sua música surpreende ao oferecer um som melódico e cativante, com influências de hard rock e metal, combinado com letras inteligentes e temas ocultistas.
Esse contraste entre a imagem escura e a música acessível tem sido uma das características distintivas da banda, atraindo fãs de diversos estilos musicais. Com isso, o Ghost conseguiu criar um equilíbrio único entre sua estética visual e a sonoridade de suas músicas, estabelecendo-se como uma das bandas mais intrigantes e envolventes do cenário musical atual.
Este aspecto levou a um questionamento por parte do radialista Eddie Trunk que, em 2008, colocou em cheque uma questão: teria a banda atingido o sucesso que conseguiram, caso adotassem outro estilo de visual? A transcrição foi feita pelo Ultimate Classic Rock.
"Eles são definitivamente uma das bandas mais comentadas no rock e no metal atualmente. Eu acho a banda incrivelmente interessante, assim como muitos outros também acham. Eu sei que eles lançaram um vídeo para o que é essencialmente, na minha opinião, uma música pop", se referindo à "Dance Macabre', faixa que está em um álbum lançado pela banda naquele ano, o "Prequelle".
Prossegue Trunk: "Essa música é essencialmente uma música pop-rock. E eu acho imensamente fascinante que o Ghost seja uma banda que é completamente amada e aceita no mundo do metal, mas musicalmente - especialmente recentemente, eu entendo que eles têm outros álbuns, eu entendo que eles têm alguns sons diferentes - mas, em geral, eles não soam como metal e não são realmente metal em seu som".
"Eu não estou criticando o jeito que eles soam", continua o radialista. "Eu não estou dizendo que eles não são bons, não estou dizendo que eles não são cativantes, não estou dizendo nada disso. O que estou dizendo é que isso claramente é um registro pop e é realmente interessante ver todos esses caras do metal adorando isso. E então eu me pergunto: se o Ghost não tivesse esse visual, as pessoas gostariam tanto disso no mundo do metal? Se eles usassem blazers e roupas comuns e fizessem esse tipo de som, os fãs de metal ainda estariam seguindo a banda e dizendo como isso é ótimo?"
Trunk então finaliza: "Tenho pensado muito sobre essa coisa da imagem, algo que definitivamente eu não tenho, admito! (diz, entre risos). Mas algumas pessoas realmente ligam muito, e isso representa muito para elas, é parte essencial da música, obviamente, e já faz tempo que vem sendo assim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps