O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page quando tocou pela primeira vez não queria mais parar
Por André Garcia
Postado em 06 de março de 2025
Uma das maiores e mais influentes bandas de rock dos anos 70, o Led Zeppelin não era chegado a lançar músicas como single, mas todos os seus álbuns tinha pelo menos uma que fazia jus ao título de clássico.
Depois do "Led Zeppelin IV" eu ousaria dizer que o maior clássico deles foi a rica, exótica, hipnotizante e ao mesmo tempo simples "Kashmir".
Ela foi lançada no sexto e mais ambicioso álbum da banda, e o único duplo, "Physical Graffiti" (1975). Considerado por muitos seu auge criativo, costuma ser definido como o "White Album" do Led
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar, em entrevista para a Uncut Jimmy Page relembrou como foi tocar "Kashmir" pela primeira vez com o baterista John Bonham.
Page contou que na época vinha trabalhando em casa em "músicas de adrenalina", que "torcia para que ele curtisse todas" quando decidiu mostrar para Bonham.
O guitarrista começou tocando músicas como "Sick Again", "Wanton Song" e um trecho do que viria a ser a versão deles de "In My Time of Dying".
"Até que finalmente pensei 'Certo, esta é a oportunidade [de mostrar 'Kashmir a ele]…' Quando começamos a tocar Kashmir, não sei por quanto tempo tocamos, mas ele não queria mais parar de tocar — e nem eu queria parar."
"Tem até uma gravação em que estamos tocando o riff repetidamente, até que ele simplesmente se encaixa. A gente sabia que estávamos no caminho certo, [e que estávamos fazendo algo que] ninguém nunca tinha nem chegado perto daquilo. Era uma música nova, ninguém nunca tinha ouvido nada parecido."
Até o baixista John Paul Jones, que não estava presente, apareceu do nada bem naquele momento:
"Estávamos tocando 'Kashmir' e, como que por intervenção divina, John Paul Jones do nada apareceu em Headley Grange. Não poderia ter sido um momento melhor. Ele plugou o baixo e se juntou a nós."
Robert Plant também estava na ocasião, e, na mesma entrevista, relembrou:
"A música foi evoluindo e evoluindo até que tudo fez sentido. Tudo aquilo, a trama que a coisa toda formava era algo [impressionante] 'Kashmir' foi o que aquilo virou. Foi um grande feito — mesmo para nós, depois de tantos anos."
Até hoje quando Robert Plant está em algum lugar e toca "Kashmir", ele disse que "simplesmente paro para ouvir".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Jimmy Page diz não haver gênio no rock - mas um gênio fez ele se contradizer
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin


