Para Kerry King, Metallica foi a primeira banda de thrash metal da história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de abril de 2025
Kerry King é um dos grandes nomes do thrash metal. Guitarrista e co-fundador do Slayer, ele gravou discos que se tornaram verdadeiros marcos do gênero, com destaque para a estupenda trinca formada por "Reign in Blood" (1986), "South of Heaven" (1988) e "Seasons in the Abyss" (1990).
O Slayer, grupo que consagrou Kerry King, foi fundado em 1981, depois que ele encontrou o também guitarrista Jeff Hanneman. No mesmo ano, outro titã do thrash metal foi formado: trata-se do Metallica, quarteto que se tornou um gigante da indústria fonográfica.


Ao longo de sua carreira, o Metallica desviou do caminho do thrash metal algumas vezes. Porém, a banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich tem crédito, afinal, foi a precursora do estilo. Ao menos essa é a opinião de Kerry King, que entende bem do assunto em questão.
Em 2017, Kerry King concedeu entrevista à Rolling Stone e citou os seus dez álbuns de heavy metal preferidos. "Master of Puppets", do Metallica, apareceu na lista do guitarrista, que na ocasião comentou o seguinte:
"O Metallica é uma ótima banda e merece estar nesta lista, então pensei: ‘Qual álbum eu colocaria se, digamos, estivesse malhando?’. Seria o ‘Puppets’, porque uma das minhas músicas favoritas do Metallica - bem, provavelmente minha música favorita do Metallica - está nesse disco, e é ‘Damage Inc.’, a melhor música que eles já escreveram (...).

Se você acha que o Metallica é thrash, e eles foram em um determinado momento e continuaram sendo uma banda de thrash por um bom tempo, eu diria que eles foram a primeira banda de thrash."
King teve a sorte de ver um show do Metallica quando a banda estava em seus estágios iniciais. Ele relembrou que a performance de um músico do quarteto chamou sua atenção.
"Lembro-me de tê-los visto logo no início em Orange County, em um lugar que mais tarde frequentamos chamado Woodstock. Eu e Jeff íamos fazer a lição de casa, ver quais bandas estavam surgindo e o que estava acontecendo. Ouvimos falar do Metallica e eles tocaram perto de nós, então fomos. E tudo de que me lembro basicamente é de ver Dave Mustaine [na época, guitarrista do Metallica] tocando e fazendo aqueles solos malucos, sem nem olhar para as mãos. Eu pensava: ‘Esse cara é demais. Ele é incrível. Ele era um grande talento’. Infelizmente, seus demônios levaram a melhor sobre ele e ele teve que seguir um caminho diferente."

Por fim, King citou outras faixas de "Master of Puppets" que ele gosta. O ícone do thrash inclusive apontou um "defeito" do álbum.
"Em ‘Master of Puppets’, no entanto, há ótimas coisas. Eu adoro ‘Battery’ e ‘Master of Puppets’. É um pouco longo para mim. Sabe, o Slayer não faz músicas épicas, porque eu me canso delas. Mas esse disco tem um bilhão de músicas ótimas."
Lançado em março de 1986, "Master of Puppets" é o terceiro disco de estúdio do Metallica. O álbum é o último registro gravado pelo baixista Cliff Burton, que faleceu em um acidente com o ônibus da banda, ocorrido no dia 27 de setembro de 1986.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps