O álbum dos anos 70 que mudou a vida de Kirk Hammett, do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de abril de 2025
O veterano Kirk Hammett é um dos grandes nomes da história do heavy metal. Guitarrista do Metallica desde 1983, ele participou da gravação de álbuns que se tornaram clássicos atemporais do gênero, como "Seek and Destroy", "Ride the Lightning", "Fade to Black", "Master of Puppets", "...And Justice for All", "One", "Enter Sandman" e "Sad But True".
Metallica - Mais Novidades

É seguro afirmar que alguns dos discos gravados por Kirk Hammett transformaram a vida de muitas pessoas — incluindo a deste redator. No entanto, antes de impactar a existência de outros com seu trabalho, o guitarrista foi profundamente influenciado por um álbum lançado na década de 1970, como aponta matéria publicada no site da revista Guitar World em 2013.
O artigo citado traz depoimentos de grandes nomes da música sobre álbuns que mudaram suas vidas. Kirk escolheu "Force It", do UFO, e relembrou como foi ouvir o álbum pela primeira vez:
"Eu tinha 15 anos e um amigo meu levou o disco para minha casa, insistindo para que eu o ouvisse. Na época, eu ainda morava na casa dos meus pais, e eles tinham um sistema de som muito alto (...). A primeira faixa que meu amigo tocou foi 'Mother Mary' e eu pensei: ‘Nossa, esses caras são tão pesados quanto Thin Lizzy, Aerosmith, Montrose e todas as outras coisas de hard rock que eu ouvia antes de entrar no heavy metal’."

Ao ouvir "Force It", Kirk ficou impressionado com o trabalho desempenhado por um dos integrantes do UFO. Obviamente, trata-se do lendário guitarrista Michael Schenker.
"Quando chegou o solo de guitarra, fiquei impressionado com o timbre, o fraseado e a técnica de Michael Schenker. Quando chegou o segundo solo, com a batida descendente mais rápida que eu já tinha ouvido, eu estava totalmente viciado! Imediatamente peguei a capa do álbum e vi a foto de Schenker tocando uma [guitarra] Flying V. A partir daquele momento, eu sabia que havia todo um vocabulário de rock por aí que não se baseava apenas em escalas pentatônicas, e comecei a aprender o máximo possível de solos de Schenker enquanto tentava compor riffs pesados como os do UFO."

Por fim, Kirk citou as faixas de "Force It" que merecem destaque. Ele também falou um pouco sobre a influência que Schenker exerceu em sua maneira de tocar guitarra.
"Para mim, as faixas que se destacam em Force It são ‘Mother Mary’, ‘Shoot Shoot’, ‘This Kid's’, ‘Out on the Street’ e ‘Let It Roll’. Toda vez que pego a guitarra e começo a improvisar, acho que uma ou duas batidas desse álbum aparecem subconscientemente. Provavelmente, eu sou o que mais usa os licks de Schenker em ‘Kill 'Em All’ [primeiro disco do Metallica], porque tudo ainda era novo para mim naquela época."
Influente guitarrista que também passou pelo Scorpions, Michael Schenker influenciou outro guitarrista icônico do thrash metal, que por sinal, tocou no Metallica antes de Kirk Hammett. É claro, óbvio e evidente que estou falando de Dave Mustaine, líder do Megadeth. Mas isso é assunto para outra matéria.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps