O momento exato em que o Pantera deixou de ser uma banda pop, segundo Rex Brown
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Antes de se tornar uma potência do metal extremo, o Pantera era apenas uma banda texana tocando glam metal, com influência clara de nomes como Def Leppard, Van Halen e até Loverboy. Quem conta essa história é o próprio Rex Brown, baixista da formação clássica, que entrou no grupo em 1982, substituindo Tommy D. Bradford e adotando o nome artístico de Rex Rocker.
Pantera - Mais Novidades

"Os irmãos [Abbott] estavam tocando umas coisas mais no estilo Loverboy, com muito Van Halen, muito Def Leppard... A pegada pop ainda estava lá. Éramos uma banda popular, tentando compor boas músicas dentro daquele estilo — o que é difícil, cara", afirmou Rex, em entrevista ao canal Scott’s Bass Lessons. (via Blabbermouth).
O ponto de virada veio em 1984, com o impacto de um disco em especial: Ride the Lightning, do Metallica. "Foi aí que tudo mudou. Aqueles riffs pesados... A gente era jovem e manteve essa evolução natural. A banda era entrosada, todo mundo tocava muito bem junto", recordou. A transcrição é do Ultimate Guitar.

Rex conhecia Dimebag Darrell (então "Diamond Darrell") e Vinnie Paul desde o colégio. Os três tocavam juntos na banda de jazz da escola, uma das melhores do ensino médio em todo o Texas, segundo ele. "Tínhamos professores excelentes. O pai do Vinnie era engenheiro de som do único estúdio da região — mas era especializado em música country. Ele não estava preparado para o rock que os filhos estavam fazendo", lembrou.
Com Phil Anselmo assumindo os vocais no fim da década, a identidade do Pantera começou a tomar forma definitiva. "Ele era diferente, porque não era do nosso bairro, mas encaixou. O resto da banda morava tudo a menos de 8 km um do outro."
A partir daí, a trajetória foi de resistência e insistência. "Fomos recusados 28 vezes por todas as grandes gravadoras antes de assinarmos com a Atco, antes do 'Cowboys from Hell' [1990]. Foi uma jornada difícil. Vendemos 46 mil cassetes do carro. Quando conseguimos o contrato, não foi hora de comemorar. Foi hora de trabalhar", disse Rex.

Apesar da virada pesada, o Pantera nunca abandonou a estrutura melódica herdada dos anos 1980. "Mesmo músicas como 'Fucking Hostile'... cara, aquilo é uma canção pop. Só não tocava no rádio porque ninguém tinha coragem na época."
Atualmente, Pantera está em turnê pelos Estados Unidos ao lado do Amon Amarth, com Zakk Wylde e Charlie Benante acompanhando Phil Anselmo e Rex Brown. O giro celebra o legado de Dimebag Darrell, assassinado em 2004, e de Vinnie Paul, que morreu em 2018. A turnê também marca a reconciliação póstuma de uma das histórias mais turbulentas do heavy metal.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps