A linha de baixo que Geddy Lee tentou tocar aos 16 e até hoje considera a mais difícil
Por Bruce William
Postado em 15 de abril de 2025
Em 1969, Geddy Lee era só um adolescente canadense de 16 anos que largou a escola para tentar a sorte no rock. A decisão não agradou sua mãe, mas ele jurou que provaria que não estava desperdiçando a vida. O porão da casa da avó virou seu campo de treino, onde ensaiava com tanto volume que uma vez derrubou copos da prateleira... direto na sopa de galinha. A história foi relatada por Geddy em 2015 para a Rolling Stone.
Rush - Mais Novidades
Inspirado por bandas como Led Zeppelin, Beatles e tudo que soasse "groovy", Lee passava horas tentando imitar seus ídolos no baixo. Mas foi uma música específica que o deixou obcecado - e frustrado. Segundo ele, mesmo enquanto outras canções iam sendo dominadas com facilidade, essa seguia impossível de reproduzir com precisão: "My Generation", do The Who.
"Todo mundo tentou tocar 'My Generation' e falhou miseravelmente. Mas você faz sua versão tosca mesmo assim", disse ele em entrevista à Q104.3 (via Far Out). Para Lee, John Entwistle era "um dos primeiros deuses do rock". Seu estilo feroz, com um som que invadia o território da guitarra solo, o colocava em outro nível: "Ele tinha uma sonoridade muito alta, muito agressiva", explicou, deixando claro que, no fundo, ninguém tocava como John Entwistle.
Pete Townshend já havia resumido bem: Entwistle era o guitarrista solo do The Who, só que com um instrumento de quatro cordas. Enquanto o resto da banda sustentava o ritmo, ele avançava com a atitude de Jimmy Page, a melodia de McCartney e a destreza de um virtuose. "Primeiro, o timbre. Depois, a audácia. E por fim, a destreza. Ele se movia pelas cordas com tanta fluidez, tanta facilidade, e ainda assim soava tremendamente feroz."
Comparado a isso, Geddy diz que músicas como "(I'm a) Road Runner ", de Junior Walker, eram moleza. O The Who, por outro lado? "Muito mais difícil", afirmou. Mesmo assim, foi tentando - e fracassando - que ele percebeu que talvez tivesse talento. E com um empurrão da mãe irritada e da sopa derramada, ele acabou se tornando o próprio "deus do rock".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"

O álbum do Rush que Neil Peart queria ver transformado em filme
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden


