O álbum do The Who em que Pete Townshend se deu conta de que a banda era genial
Por André Garcia
Postado em 07 de abril de 2025
O The Who foi uma das maiores bandas da Inglaterra nos anos 60 e 70, em muito por uma combinação de músicos que tinha tudo para não dar certo… mas de alguma forma dava!
O baterista que era para ser o mais estável da banda era o mais anárquico, fazendo viradas onde não era para ter e espancando a bateria em momentos em que deveriam ser simples. O baixista que era para acompanhar a bateria era, na verdade, o solista da banda, porque Pete Townshend era muito mais um guitarrista base do que solo.
Who - Mais Novidades
E ainda tinha o galã Roger Daltrey, que com seus músculos e vocal vigoroso inspirou tudo que era vocalista de rock pesado e punk: de Alice Cooper a Kiss passando por Ramones, Sammy Hagar e Led Zeppelin.
Para o grande público o brilhantismo do The Who ficou claro na ópera rock "Tommy" (1969), mas Pete Townshend demorou um pouco mais para perceber isso — quatro anos, para ser mais exato.
Em entrevista de 2012 ao The Guardian Pete Townshend relebrou:
"[Com o The Who] eu tinha uma banda fantástica e acho que só percebi o que tinha naqueles caras quando fizemos 'Quadrophenia', em 1973. Eu pensei 'Vou compor algo que vai ser realmente desafiador e não tenho a mínima esperança de que eles consigam tocar. Mas eles conseguiram! E de forma brilhante e rápida."
Após se consagrar como compositor com "Tommy", Pete ficou obcecado por elevar suas composições a outro nível e produzir algo ainda mais abstrato e complexo. O resultado foi o "Lifehouse", projeto que acabou arquivado porque era tão complexo que a banda não conseguia entender, o que acabou levando o guitarrista a um colapso nervoso.
Os trechos mais assimiláveis do "Lifehouse" acabou virando o álbum "Who's Next" (1971). Pete não desistiu, e em "Quadrophenia" voltou a atacar com uma ópera rock ainda mais ambiciosa que "Tommy". Para muitos "Quadrophenia" foi o auge do The Who em termos de musicalidade. Mas há também aqueles que eram um porre, já que o lado roqueiro da banda foi deixado de lado para buscar algo mais maduro e musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa


Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
"Fomos a primeira banda de heavy metal", diz Roger Daltrey sobre o The Who
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A razão que levou Carl Palmer a não ver shows de Jimi Hendrix e The Who na Ilha de Wight
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt


