O álbum do The Who em que Pete Townshend se deu conta de que a banda era genial
Por André Garcia
Postado em 07 de abril de 2025
O The Who foi uma das maiores bandas da Inglaterra nos anos 60 e 70, em muito por uma combinação de músicos que tinha tudo para não dar certo… mas de alguma forma dava!
O baterista que era para ser o mais estável da banda era o mais anárquico, fazendo viradas onde não era para ter e espancando a bateria em momentos em que deveriam ser simples. O baixista que era para acompanhar a bateria era, na verdade, o solista da banda, porque Pete Townshend era muito mais um guitarrista base do que solo.
Who - Mais Novidades
E ainda tinha o galã Roger Daltrey, que com seus músculos e vocal vigoroso inspirou tudo que era vocalista de rock pesado e punk: de Alice Cooper a Kiss passando por Ramones, Sammy Hagar e Led Zeppelin.
Para o grande público o brilhantismo do The Who ficou claro na ópera rock "Tommy" (1969), mas Pete Townshend demorou um pouco mais para perceber isso — quatro anos, para ser mais exato.
Em entrevista de 2012 ao The Guardian Pete Townshend relebrou:
"[Com o The Who] eu tinha uma banda fantástica e acho que só percebi o que tinha naqueles caras quando fizemos 'Quadrophenia', em 1973. Eu pensei 'Vou compor algo que vai ser realmente desafiador e não tenho a mínima esperança de que eles consigam tocar. Mas eles conseguiram! E de forma brilhante e rápida."
Após se consagrar como compositor com "Tommy", Pete ficou obcecado por elevar suas composições a outro nível e produzir algo ainda mais abstrato e complexo. O resultado foi o "Lifehouse", projeto que acabou arquivado porque era tão complexo que a banda não conseguia entender, o que acabou levando o guitarrista a um colapso nervoso.
Os trechos mais assimiláveis do "Lifehouse" acabou virando o álbum "Who's Next" (1971). Pete não desistiu, e em "Quadrophenia" voltou a atacar com uma ópera rock ainda mais ambiciosa que "Tommy". Para muitos "Quadrophenia" foi o auge do The Who em termos de musicalidade. Mas há também aqueles que eram um porre, já que o lado roqueiro da banda foi deixado de lado para buscar algo mais maduro e musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Representantes de Jello Biafra atualizam seu estado de saúde
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A canção do The Who que dava sono em John Entwistle quando a banda tocava ao vivo
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


