A pior parte de ser um membro do The Who, segundo o guitarrista Pete Townshend
Por André Garcia
Postado em 18 de maio de 2025
Quando jovens de 20 e poucos anos se juntam em uma banda e começam a fazer suas próprias músicas, nunca pensam que eles podem ainda estar tocando elas meio século depois. Só que, se tudo der certo, é isso o que acaba acontecendo.
Aí bandas diferentes lidam com seus clássicos do passado de forma diferente. Tem aqueles que não se cansam de tocar seus maiores sucessos (como AC/DC e Kiss), tem aqueles que até tocam seus sucessos, mas sempre com algum arranjo diferente (como Bob Dylan), e tem aqueles que enjoam da música e não aguentam mais tocar ela (como é o caso dos Rolling Stones com "Satisfaction").
Há anos Mick Jagger confessa que gostaria de tirar ela do repertório, mas os fãs não deixam.
Pete Townshend pertence ao time dos que estão de saco cheio. De tanto tocar as mesmas músicas ao vivo, se apresentar com o The Who virou para ele uma obrigação, um emprego. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Lifestyle em 2022 ele foi sincero:

"Eu fico meio entediado com essa coisa toda de turnês e shows. Acho que os fãs do The Who até sabem disso, e parecem me perdoar. Não é que eu seja blasé, me esforço pra caramba no palco. Não entra na minha cabeça como eu posso parecer fazer um trabalho tão bom. Não tenho ideia de onde isso vem. Não fico ansioso para tocar com o The Who. Olho para minha história com a banda com incredulidade."
"De certa forma, eu tenho meu emprego de verdade, o emprego que paga meu aluguel que é tocar com o The Who. Me considero sortudo por ter isso, e muito sortudo por estar com músicos excelentes e um ótimo vocalista que parece curtir tanto isso."
Em outra entrevista, esta mais recente dada para a Guitar World Pete brincou com o saudosismo dos fãs:
"Se eu dissesse para a inteligência artificial 'Escreva um monte de músicas de Pete Townshend como ele fazia em 1973' muito fã do The Who ficaria bem satisfeito."
Em entrevista de 2023 para o podcast Broken Record, apresentado pelo lendário produtor Rick Rubin, Townshend já tinha falado sobre esse papo de música feita por inteligência artificial:
"Acredito que isso ajudará de muitas maneiras que nos surpreenderão quando acontecer, assim como a Internet fez. […] Estou esperançoso, mas […] minha grande preocupação agora está na área artística."
"Não saberemos mais o que foi criado pela IA e o que foi criado por humanos. Tudo vai ficar muito turvo e confuso, e acho que podemos um dia olhar para 2023 como o último ano em que os humanos realmente dominaram a cena musical. […] Isso não me enche de alegria. Isso me deixa apreensivo, e estou me preparando para sentir tristeza com isso."
Em entrevista da mesma época, o ex-The Police Sting também se mostrou preocupado ao falar desse assunto:
"Os fundamentos da música pertencem a nós, seres humanos. Essa será uma batalha que todos teremos que lutar nos próximos anos: a defesa de nosso capital humano contra a inteligência artificial."
"Eu fico entediado na hora quando vejo uma imagem gerada por computador. Imagino que sentirei o mesmo em relação à inteligência artificial criando música… Talvez para música eletrônica até funcione. Mas para canções, sabe, que expressam emoções, não acredito que serei tocado por aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados


Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
The Who anuncia álbum ao vivo "Live at Eden Project"
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Os guitarristas icônicos que mais influenciaram Pete Townshend: "Tudo mudou"
A música que Paul McCartney, dos Beatles, compôs para calar a boca de Pete Townshend
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"


