Pete Townshend comenta o domínio da inteligência artificial na indústria musical
Por André Garcia
Postado em 12 de novembro de 2023
Em 30 de novembro de 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT: um chat que usa inteligência artificial para fazer em questão de segundos (e com uma qualidade impressionante) todo tipo de coisa que humanos especializados levariam muito mais tempo. Com isso, no começo do ano seguinte, já era um dos assuntos mais populares do planeta, e já gerava o receio de que substituiria não só muitos profissionais, como muitas profissões.
Who - Mais Novidades
Na indústria musical, é cada vez mais comum o uso da inteligência artificial. Até a música nova dos Beatles, "Now and Then", fez uso dela. A coisa já escalonou ao ponto de o Grammy já ter mudado suas regras para barrarem musicas feitas exclusivamente por IA. Grandes compositores como Sting, Noel Gallagher e Billy Corgan já demonstraram seu temor de que essa tecnologia em um futuro muito breve torne a música muito pior.
Em recente entrevista para o podcast Broken Record, Pete Townshend se mostrou dividido em relação à inteligência artificial. Se por um lado ele mostra otimista pelas formas como ela nos auxiliará, por outro lado, teme a forma como ela caminha a passos largou para dominar a indústria fonográfica.
"Acredito que isso ajudará de muitas maneiras que nos surpreenderão quando acontecer, assim como a Internet fez. [...] Estou esperançoso, mas não vou dizer que seja obrigatoriamente uma coisa boa, porque acho que quando ela se torna o que impulsiona a máquina, então precisamos ter cuidado. Minha grande preocupação agora está na área artística. Acredito que até o ano que vem, a paisagem será completamente diferente. Não saberemos mais o que é para cima."
"Não saberemos mais o que foi criado pela IA e o que foi criado por humanos. Tudo vai ficar muito turvo e confuso, e acho que podemos um dia olhar para 2023 como o último ano em que os humanos realmente dominaram a cena musical. Acredito que pode chegar a ser tão sério assim, e isso não me enche de alegria. Isso me deixa apreensivo, e estou me preparando para sentir tristeza com isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Biohazard se apresentará no Brasil em fevereiro de 2027
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler

Os 50 melhores discos ao vivo dos anos 70 segundo a Spin; Led Zeppelin ficou longe do topo
A banda que Pete Townshend e Patti Smith desprezaram e mudou a vida de Scott Ian
Pete Townshend (The Who) admite que só foi gostar de Led Zeppelin recentemente
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O baterista de rock que Neil Peart achava o máximo e descobriu que nunca seria igual
O Rockstar para o qual Ritchie Blackmore torcia o nariz, mas admitiu ter sido inspiração


