Sting alerta que "batalha" entre humanos e inteligência artificial se aproxima
Por André Garcia
Postado em 19 de maio de 2023
Em 2023, a inteligência artificial está em alta, o que faz com que muitos temam um futuro tipo Exterminador do Futuro. Sting é um que prevê uma batalha entre humanos e IA, mesmo que apenas no mundo da arte.
O ex-vocalista do The Police e colecionador de Grammys, em entrevista à BBC, deixou claro seu receio e menosprezo com inteligência artificial enquanto produtora de música.
"Os fundamentos da música pertencem a nós, seres humanos. Essa será uma batalha que todos teremos que lutar nos próximos anos: a defesa de nosso capital humano contra a inteligência artificial."
O cantor disse que músicas feitas por inteligência artificial "não me impressionam nem um pouco", e as comparou a "assistir a um filme em computação gráfica".
"Eu fico entediado na hora quando vejo uma imagem gerada por computador. Imagino que sentirei o mesmo em relação à inteligência artificial criando música... Talvez para música eletrônica até funcione. Mas para canções, sabe, que expressam emoções, não acredito que serei tocado por aquilo."
Dono de uma discografia que já vendeu mais de 100 milhões de cópias, Sting tem como trabalho mais recente "The Bridge" (2021). Atualmente, ele se prepara para fazer duas extensas turnês. A primeira será pela Europa, com 32 apresentações apenas entre junho e julho, passando por lugares como Espanha, Escandinávia, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França e Itália. A segunda excursão, de setembro a dezembro percorrerá os Estados Unidos e o Canadá antes de retornar à Europa para mais uma bateria de shows.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps