Jimmy Page elege a performance de John Bonham que mudou a história da bateria
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
Quando o Led Zeppelin lançou seu primeiro disco, em 1969, o que mais chamou atenção logo na faixa de abertura foi a bateria. Para Jimmy Page, aquilo não foi coincidência, e muito menos apenas uma boa introdução para o álbum. Quarenta anos após a morte de John Bonham, o guitarrista refletiu sobre a importância do companheiro de banda e destacou o momento exato em que, segundo ele, tudo mudou.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Eu poderia falar por horas sobre o Bonham. Mas no primeiro disco, logo na primeira faixa, 'Good Times Bad Times', eu acho que posso dizer com segurança que aquele padrão de bateria mudou a forma de tocar da noite para o dia", afirmou Page, em entrevista à Esquire em outubro de 2020. "Ele trouxe uma atitude para a bateria que ainda não existia até então, e foi desenvolvendo tantas técnicas que ninguém nem tinha imaginado."
Page destacou também a sintonia entre os dois, especialmente nos momentos de improvisação em faixas como "Dazed and Confused". "Aquilo foi se tornando cada vez mais longo, parecia uma peça clássica, com movimentos. Era algo guiado pela guitarra, mas estávamos tão em sintonia que dava pra tentar qualquer coisa. Eu dava um sinal e ele já sabia que vinha algo - era quase como se fosse telepatia."
Além da conexão criativa, Page lamentou a perda de Bonham pelo que ele ainda poderia ter feito. "É uma perda trágica, só pela música que ele teria criado nesses anos todos. Quem sabe o que ele teria feito? Eu espero que eu tivesse feito junto com ele."
John Bonham morreu em 25 de setembro de 1980, encerrando abruptamente a história do Led Zeppelin. Mais de quatro décadas depois, para Jimmy Page, seu impacto ainda é incalculável, e começa justamente ali, nos primeiros segundos de "Good Times Bad Times".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões


