O país que está entre o socialismo e o capitalismo, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2025
Durante entrevista ao canal Music Voyage, o músico Humberto Gessinger, famoso por ter integrado os Engenheiros do Hawaii, revelou uma faceta pouco conhecida de sua relação com a Suécia, onde vive sua filha Clara hoje. Conhecido por letras introspectivas e engajadas, o artista gaúcho falou sobre viagens, arquitetura e sua visão política e cultural do país escandinavo, que ele descreve como uma espécie de "meio termo" entre dois sistemas ideológicos opostos: o socialismo e o capitalismo.

O encontro aconteceu em Estocolmo. Apesar do cenário ser europeu, o ponto de partida da conversa foi a introspecção de Gessinger, que contou sobre o hábito de tocar de olhos fechados, algo que atribui à timidez.
Logo no início da entrevista, o cantor revelou não gostar de viajar. "Minha música me colocou asas e me jogou numa montanha", disse, explicando que foi por conta da profissão que pegou um avião pela primeira vez. Entre os destinos mais marcantes, citou a antiga União Soviética e o Japão, que ele considera parecido com a Suécia por causa do silêncio e do traço minimalista — elementos que o atraem desde a época em que estudava arquitetura.
Foi nessa linha que surgiu sua reflexão sobre o papel da Suécia no cenário geopolítico global. "Na adolescência, ela era muito importante pra mim porque era o meio termo do mundo", afirmou. Segundo Gessinger, o país escandinavo exercia um fascínio especial por estar entre dois mundos em conflito durante a Guerra Fria. "Politicamente e economicamente, estava entre o mundo socialista e o mundo capitalista. Era uma terceira via. Tinha esse mistério: como é que a Suécia funciona?"
Esse interesse se aprofundou com o tempo, especialmente depois que sua filha, Clara, se mudou para o país. Ela conheceu a cultura sueca ainda adolescente, fez vestibular para arquitetura, estudou na Suécia, conseguiu um emprego e se casou por lá. Com isso, as visitas de Gessinger tornaram-se frequentes. Mas ele insiste: não se considera um turista. Em suas palavras, tenta absorver o cotidiano local e se manter o mais próximo possível da vida real sueca.
A familiaridade com o país também levou o músico a se aproximar da literatura e da música sueca. Ele mencionou a leitura de livros sobre o estilo de vida escandinavo, além de destacar elementos simbólicos como o cinema de Ingmar Bergman e a figura do tenista Björn Borg. "Ele era galã, mas super quieto. Parou de jogar com 26 anos. Era o contraponto do americano fanfarrão", comparou.
Em uma das visitas à capital sueca, Gessinger gravou uma música no Estúdio Atlantis, famoso por ter recebido o grupo ABBA. Segundo ele, a decisão de gravar ali foi motivada não apenas pela excelência técnica do local, mas também por razões emocionais. A faixa, intitulada Fevereiro 13, foi feita para um aniversário da filha que ele não pôde acompanhar presencialmente. O retorno ao estúdio neste ano serviu para registrar outra canção, ainda não divulgada.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
The Cult ganha cover brasileiro; veja o clipe de "Brother Wolf, Sister Moon"
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O elogio do genro sueco que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço do Brasil
A única música de Humberto Gessinger com letra escrita pelo genial Cazuza


