Os três álbuns verdadeiramente revolucionários dos anos 1990, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2025
O crítico musical Regis Tadeu levantou uma questão direta e provocadora: quais álbuns revolucionaram a música após os anos 1990? Em vídeo no seu canal resgatado pelo CortesCrimon, ele apontou três escolhas contundentes, sem hesitar: "Nevermind", do Nirvana; o disco de estreia do Rage Against the Machine; e o álbum de estreia do System of a Down, autointitulado. Em suas palavras, "o Ten do Pearl Jam não, mas o primeiro do System of a Down também." A escolha ignora ícones óbvios, mas destaca obras que moldaram diretamente o cenário musical.

Lançado em 1991, "Nevermind" foi a ruptura definitiva com a música comercial dos anos 1980. O disco trouxe o grunge para o mainstream, com sua sonoridade crua, letras angustiadas e produção imediata. Mudou padrões de produção, consumo e identidade cultural da juventude.
No mesmo ano, apareceu o primeiro álbum do Rage Against the Machine, autointitulado, com riffs enlouquecidos, grooves pesados e letras furiosas. Segundo Tadeu, o disco marcou uma nova fase: "o primeiro do Rage Against the Machine." A combinação de rap, metal e ativismo político transformou a forma como a guitarra podia ser instrumento de protesto.
Já o System of a Down surgiu em 1998 com sua fusão singular de metal, folk armênio, humor negro e caos controlado. "O primeiro do System of a Down também", pontuou Regis. Se Nevermind chocou e RATM mobilizou, o System misturou ritmos de forma original.
O debate se estendeu entre os fãs nos comentários. Muitos sugeriram outros álbuns revolucionários. @Baesso22 lembrou "The Downward Spiral" (Nine Inch Nails), "Cowboys from Hell" e "Vulgar Display of Power" (Pantera). @robertobrazil717 reforçou a relevância de Pantera.
Outro fã, @KMKcrvg, citou "Happy Nation", do Ace of Base, destacando seu sucesso global. Apesar de não se encaixar no perfil heavy, o disco trouxe a dance-pop europeia a patamares de exposição inéditos, mostrando que revolução pode vir de diferentes gêneros.
Já @pirols1 questionou o uso de "após a década de 1990" como limite estético, sugerindo que o termo poderia englobar obras do século XXI. A observação abre espaço para incluir álbuns do Radiohead, citado por @Guitarracosmica2003, outro marco aparente em inovação sonora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
A dura opinião de Regis Tadeu sobre o "ditador" Steve Harris, líder do Iron Maiden


