Os três álbuns verdadeiramente revolucionários dos anos 1990, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2025
O crítico musical Regis Tadeu levantou uma questão direta e provocadora: quais álbuns revolucionaram a música após os anos 1990? Em vídeo no seu canal resgatado pelo CortesCrimon, ele apontou três escolhas contundentes, sem hesitar: "Nevermind", do Nirvana; o disco de estreia do Rage Against the Machine; e o álbum de estreia do System of a Down, autointitulado. Em suas palavras, "o Ten do Pearl Jam não, mas o primeiro do System of a Down também." A escolha ignora ícones óbvios, mas destaca obras que moldaram diretamente o cenário musical.

Lançado em 1991, "Nevermind" foi a ruptura definitiva com a música comercial dos anos 1980. O disco trouxe o grunge para o mainstream, com sua sonoridade crua, letras angustiadas e produção imediata. Mudou padrões de produção, consumo e identidade cultural da juventude.
No mesmo ano, apareceu o primeiro álbum do Rage Against the Machine, autointitulado, com riffs enlouquecidos, grooves pesados e letras furiosas. Segundo Tadeu, o disco marcou uma nova fase: "o primeiro do Rage Against the Machine." A combinação de rap, metal e ativismo político transformou a forma como a guitarra podia ser instrumento de protesto.
Já o System of a Down surgiu em 1998 com sua fusão singular de metal, folk armênio, humor negro e caos controlado. "O primeiro do System of a Down também", pontuou Regis. Se Nevermind chocou e RATM mobilizou, o System misturou ritmos de forma original.
O debate se estendeu entre os fãs nos comentários. Muitos sugeriram outros álbuns revolucionários. @Baesso22 lembrou "The Downward Spiral" (Nine Inch Nails), "Cowboys from Hell" e "Vulgar Display of Power" (Pantera). @robertobrazil717 reforçou a relevância de Pantera.
Outro fã, @KMKcrvg, citou "Happy Nation", do Ace of Base, destacando seu sucesso global. Apesar de não se encaixar no perfil heavy, o disco trouxe a dance-pop europeia a patamares de exposição inéditos, mostrando que revolução pode vir de diferentes gêneros.
Já @pirols1 questionou o uso de "após a década de 1990" como limite estético, sugerindo que o termo poderia englobar obras do século XXI. A observação abre espaço para incluir álbuns do Radiohead, citado por @Guitarracosmica2003, outro marco aparente em inovação sonora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
Por que o Carcass retomou as atividades, segundo Jeff Walker
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria

A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
Regis Tadeu explica como o linchamento virtual antecedeu a morte de Champignon
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
O motivo que leva o Maiden a não combater camisetas piratas, de acordo com Regis Tadeu


