Os três álbuns verdadeiramente revolucionários dos anos 1990, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2025
O crítico musical Regis Tadeu levantou uma questão direta e provocadora: quais álbuns revolucionaram a música após os anos 1990? Em vídeo no seu canal resgatado pelo CortesCrimon, ele apontou três escolhas contundentes, sem hesitar: "Nevermind", do Nirvana; o disco de estreia do Rage Against the Machine; e o álbum de estreia do System of a Down, autointitulado. Em suas palavras, "o Ten do Pearl Jam não, mas o primeiro do System of a Down também." A escolha ignora ícones óbvios, mas destaca obras que moldaram diretamente o cenário musical.

Lançado em 1991, "Nevermind" foi a ruptura definitiva com a música comercial dos anos 1980. O disco trouxe o grunge para o mainstream, com sua sonoridade crua, letras angustiadas e produção imediata. Mudou padrões de produção, consumo e identidade cultural da juventude.
No mesmo ano, apareceu o primeiro álbum do Rage Against the Machine, autointitulado, com riffs enlouquecidos, grooves pesados e letras furiosas. Segundo Tadeu, o disco marcou uma nova fase: "o primeiro do Rage Against the Machine." A combinação de rap, metal e ativismo político transformou a forma como a guitarra podia ser instrumento de protesto.
Já o System of a Down surgiu em 1998 com sua fusão singular de metal, folk armênio, humor negro e caos controlado. "O primeiro do System of a Down também", pontuou Regis. Se Nevermind chocou e RATM mobilizou, o System misturou ritmos de forma original.
O debate se estendeu entre os fãs nos comentários. Muitos sugeriram outros álbuns revolucionários. @Baesso22 lembrou "The Downward Spiral" (Nine Inch Nails), "Cowboys from Hell" e "Vulgar Display of Power" (Pantera). @robertobrazil717 reforçou a relevância de Pantera.
Outro fã, @KMKcrvg, citou "Happy Nation", do Ace of Base, destacando seu sucesso global. Apesar de não se encaixar no perfil heavy, o disco trouxe a dance-pop europeia a patamares de exposição inéditos, mostrando que revolução pode vir de diferentes gêneros.
Já @pirols1 questionou o uso de "após a década de 1990" como limite estético, sugerindo que o termo poderia englobar obras do século XXI. A observação abre espaço para incluir álbuns do Radiohead, citado por @Guitarracosmica2003, outro marco aparente em inovação sonora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"

Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
"Entendeu, Tadeu?"; ex-membros do Engenheiros do Hawaii mandam diretas para Regis em podcast
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater


