O dia que David Gilmour odiou a si próprio: "Não gostei dos executivos da Volkswagen"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de junho de 2025
A trajetória de David Gilmour no Pink Floyd é marcada por escolhas artísticas ousadas e disputas internas intensas. Mesmo após a saída de Roger Waters, ele seguiu em frente com o legado da banda. No entanto, como revelou em entrevista resgatada por Tim Coffman, em reportagem publicada pela revista britânica Far Out Magazine, houve um momento em que Gilmour sentiu que havia ultrapassado um limite.
Pink Floyd - Mais Novidades
A situação aconteceu durante a turnê do disco "The Division Bell" (1994), quando a banda decidiu tocar o clássico "The Dark Side of the Moon" na íntegra — performance que depois resultaria no álbum e filme Pulse. Para bancar parte da estrutura grandiosa da turnê, o Pink Floyd fechou uma parceria com a montadora Volkswagen, o que logo gerou incômodo em Gilmour.
"Confesso que não pensei totalmente nas consequências e fiquei desconfortável com isso", afirmou o músico. "Não gostei de encontrar os executivos da Volkswagen. Eles não eram fãs meus. Não quero que digam que têm ligação com o Pink Floyd, que fazem parte do nosso sucesso."
O guitarrista foi ainda mais enfático: "Não faremos isso de novo. Não gostei e doei todo o dinheiro que recebi com isso para a caridade. Devemos permanecer orgulhosamente independentes."
A crítica de Gilmour ecoa um sentimento de integridade artística que sempre permeou sua carreira — mesmo diante da grandiosidade do Pink Floyd. Ainda assim, o patrocínio da Volkswagen não pegou bem, especialmente para um público que via na banda um espírito contestador e livre de interesses corporativos. Como observa Coffman na reportagem, "foi um contraste difícil para uma banda que projetava uma imagem de homem comum".
A reação de Roger Waters, embora indireta, também é mencionada. Segundo Coffman, o episódio serviu para reforçar a crítica do ex-baixista de que o Pink Floyd, sem ele, se tornou movido pelo lucro.
Naquele período, Gilmour buscava reafirmar o grupo como uma força criativa, e The Division Bell — apesar de subestimado por parte do público — apresentou uma coesão lírica e conceitual que surpreendeu. Faixas como "High Hopes" simbolizavam não apenas o fim de um ciclo, mas também a tentativa de encerrar com dignidade a história da banda.
Mesmo com a pressão para manter o espetáculo, o episódio com a Volkswagen serviu como alerta. A partir dali, Gilmour deixou claro que seus projetos futuros teriam motivações mais puras, como o single beneficente "Hey Hey Rise Up" ou os discos solo "On an Island" e "Rattle That Lock". "Ele passou anos moldando sua voz — tanto na guitarra quanto nas letras — e não estava disposto a abrir mão disso por um grande cheque, escreve Coffman.
Pink Floyd e Volkswagen
A curiosa parceria entre a banda de David Gilmour e a marca de carros alemã resultou no lançamento do Golf Pink Floyd, vendido apenas na Europa. O carro trazia som de alta qualidade, motor ecológico e elementos visuais da banda. Anos depois, David Gilmour revelou arrependimento pela ação publicitária e doou o dinheiro à caridade. Nos EUA, onde o modelo não foi lançado, um fã recriou a versão por conta própria após 14 anos reunindo itens personalizados. Mesmo com a polêmica, o Golf Pink Floyd tornou-se item de colecionador e um marco incomum entre música e marketing.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Os três álbuns que Greg Mackintosh (Paradise Lost) levaria para uma ilha deserta
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire

A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
Quando o Pink Floyd tentou repetir uma fórmula e gerou "um fracasso notável", conforme Waters
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
Como a esposa de David Gilmour salvou o guitarrista das drogas e foi salva por ele
David Gilmour revela seu letrista favorito de todos os tempos — não é Roger Waters


