Por que Loro Jones deixou o Capital Inicial no auge do sucesso, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de junho de 2025
Loro Jones, guitarrista fundador do Capital Inicial, surpreendeu fãs ao abandonar a banda no ápice de sua fama. Em vídeo resgatado por Júlio Ettore, o músico explica, com detalhes, os motivos que o levaram a tomar essa decisão que chocou o meio musical na época.
Segundo Loro, em entrevistas resgatadas no vídeo, o primeiro passo da crise ocorreu em 1996, quando atravessavam um momento crítico: "O Capital estava no fundo do poço. Eu dei uma pirada, sumir mesmo. Mudei pra Brasília e não contei pra ninguém."
Capital Inicial - Mais Novidades
Ele revela que chegou a tocar sozinho em alguns shows, usando apenas uma guitarra antiga e um pedal, sem técnica avançada. "Fiz o primeiro show sozinho […] toquei guitarra, velho, com pedal, sem saber tocar."
O clima entre os membros da banda piorou ainda mais em 1997, considerada por Loro como o pior ano da década. "A gente fez meia dúzia de shows numa situação deplorável." Apesar do colapso, o retorno à formação clássica só aconteceu por iniciativa dele. Vale lembrar que Dinho havia saído em 1994 e dado lugar ao vocalista Murilo.
Durante um encontro informal, Loro abordou Dinho e os irmãos Lemos na casa do vocalista. "Eu apertei a campainha… ‘Irmão, você não quer voltar pra banda?’ Ele disse que sim." Na reunião que se seguiu, o retorno foi selado — embora entrasse na história a substituição do vocalista Murilo. "O acordo foi selado. Murilo foi dispensado."
Loro Jones e Capital Inicial
Sua missão parecia cumprida, mas a fase mais intensa do sucesso viria apenas nos anos 2000, com o "Acústico MTV", estratégia que rejuveneceu a carreira do grupo. Porém, a vida intensa de shows pesou: "Foram 18 shows por mês. A convivência intensa, contando com viagens… foi demais."
O desgaste emocional pesou tanto quanto o profissional. Em 2002, Louro comunicou sua saída com franqueza em Porto Alegre: "Galera, tô fora, não aguento mais. Tô precisando ver meu filho, criar meu filho."
Em entrevista ao Correio Braziliense, destacou o motivo da decisão: "Estou com 40 anos e só agora percebi que o dinheiro cala a boca das pessoas. Isso me faz mal […] por que não diminuir a carga de trabalho?"
A convivência intensa, viagens e falta de tempo em família levaram Louro a uma decisão ousada, mas bem fundamentada. "O que me encheu o saco foi trabalhar de segunda a segunda sem ver meu filho ou tomar uma cerveja." A repressão à sua saída pela produção revela a tensão existente: "Eles ligavam: ‘tem ensaio amanhã’. E eu: ‘Não, vocês não entenderam, eu saí.’"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock

O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
O menos famoso acidente de Dinho Ouro Preto nos anos 80: "Machuquei bastante"
Uma música de Renato Russo cujo significado é misterioso, segundo Dinho Ouro Preto


