O impacto da MTV no rock nacional, segundo Dinho Ouro Preto
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de maio de 2022
Quando a MTV chegou ao Brasil no início dos anos 1990, a maneira com que o rock passou a ser consumido foi profundamente alterada. Uma das grandes novidades foi a presença massiva de clipes, que antes eram restritos à programas como o Fantástico, na Rede Globo.
Capital Inicial - Mais Novidades
Em vídeo no seu canal oficial no YouTube, Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, comentou sobre suas impressões a respeito da chegada da emissora no Brasil.
"Lembro que foi como um processo pelo qual o rock foi passando e conquistando novas mídias e plataformas. Quando começamos a ouvir rock nos anos 1980, não tocava nas rádios, não passava na TV. Shows não viam ao Brasil. Lentamente, a infraestrutura foi ficando maior. A estrutura em volta do rock foi ficando mais sofisticada. As bandas começaram a ser gravadas, começou a tocar no rádio, começou a vir show gringo. A coisa foi lentamente crescendo. Isso aconteceu com nossa geração ao longo de uma década", disse.
Para Dinho Ouro Preto, um grande impacto da MTV foi fazer com que as bandas passassem a ter mais espaço para clipes e para o lado visual do rock.
"No começo dos anos 1990, ouvíamos falar que a MTV ia chegar. Já tínhamos ouvido falar da MTV gringa. Quem ia para fora do Brasil gravava um pouco da programação e nós nos reuníamos para ver as bandas. Era uma nova mídia se apresentando ao Brasil. Até então, os vídeos brasileiros eram bolados para passar na Globo, no Fantástico. Era uma vez só! Não existia internet nem YouTube. Se sua música estava bem, passava no Fantástico uma vez e depois nunca mais. Com a MTV, veio a promessa de sofisticação visual, que é o elemento central do rock", explicou.
Por fim, Dinho Ouro Preto disse que chegou até a tentar trabalhar na MTV e disse que a carreira do Capital Inicial mudou radicalmente após a emissora estrear.
"Todo mundo viu com felicidade esse começo da MTV. Fui lá enquanto eles ainda estavam montando os estúdios. Cheguei a dizer que queria trabalhar para eles! Eu nem sabia o que queria fazer! Acabou não rolando! Queria ter um programa de entrevistas, sei lá. Eles selecionaram alguns artistas e produziram clipes, para que eles aprendessem como fazer esses clipes. Lembro que o Capital Inicial gravou nessa época o clipe de ‘Todos Os Lados’, com o Marquinhos Fernandes. Fizemos vários outros com ele depois. Fizemos uns 40 vídeos para a MTV. A emissora representava muito mais do que apenas os clipes. Eles eram um espaço para apresentações ao vivo. O Acústico MTV foi um divisor de águas na nossa carreira. A partir dali, mudamos de tamanho. Tivemos a oportunidade de reescrever nossa carreira. Para o Capital, foi simplesmente ‘Antes da MTV x Depois da MTV’. Nós soubemos nos encaixar nessa mídia. Acho super legal o vocalista extrovertido meio exibido! Queria trazer isso para o show do Capital", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps